metropoles.com

Direita se vê prejudicada nas eleições caso reforma tributária passe

Potenciais candidatos a presidente estão brigando por adiamento da votação do texto

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Divulgação
Fotografia colorida de Lula e Tarcísio conversando no Palácio do Planalto, em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de Lula e Tarcísio conversando no Palácio do Planalto, em Brasília - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Os governadores desgostosos com a reforma tributária somaram à pressão ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e ao relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) o argumento de que o texto pode “atrapalhar a direita” nas eleições de 2026.

Dizem que a queda de arrecadação e falta de autonomia nos recursos podem impactar o potencial político de “presidenciáveis”. Pelos menos três governadores são vistos como substitutos do inelegível Jair Bolsonaro (PL) na direita: Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

É importante destacar, no entanto, que a PEC da reforma tributária, se aprovada, só passa a valer em 2027, depois o mandato dos atuais governadores. O dispositivo foi implementado justamente para não prejudicar os chefes de executivos estaduais.

O vácuo na direita não ficará vazio por muito tempo. O governador de São Paulo protagoniza a resistência contra a reforma tributária e monta uma “tropa de choque” para adiar a apreciação do texto. No domingo (02/07), encontrou-se com quase 30 deputados federais.

Tarcísio também está entre os governadores que estão organizando uma reunião nesta terça-feira (04/07) em Brasília para discutir a PEC. Além dele, estarão presentes Cláudio Castro (RJ), Eduardo Leite (RS), Eduardo Riedel (MS), Jorginho Mello (SC), Ratinho Júnior (PR), Renato Casagrande (ES) e Romeu Zema (MG). Será às 19h, no B Hotel.

No domingo, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se encontrou com Ronaldo Caiado (União Brasil) na tentativa de amenizar as críticas feitas pelo governador de Goiás, que é possivelmente o mais bravo. Padilha também deve se reunir com Tarcísio nesta terça-feira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?