metropoles.com

Diplomacia de Bolsonaro minimiza agendas de Lula com líderes europeus

Relatos das embaixadas brasileiras sobre encontros do petista são burocráticos e sucintos

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Divulgação
Imagem colorida de Lula cumprimentando o presidente da França, Emmanuel Macron, durante viagem à França-- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula cumprimentando o presidente da França, Emmanuel Macron, durante viagem à França-- Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

A passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Europa nesses dias é praticamente ignorada pela diplomacia do governo Bolsonaro. Os poucos relatos enviados de embaixadas nas capitais onde o petista tem circulado e se encontrado com autoridades estrangeiras, entre os quais chefes de Estado, são sucintos e burocráticos. Não dão detalhes nem  minúcias dessas reuniões.

Esses informes, que chegam nos chamados telegramas, se restringem praticamente a agenda de Lula: onde esteve, com quem e uma declaração ou outra que teria feita em evento ou à imprensa estrangeira.

A passagem de Lula por Paris, por exemplo, onde fez uma palestra no Instituto de Estudos Políticos, o Sciences Po, há três dias, foi sumariamente tratada pelo governo brasileiro.

“De passagem por Paris para proferir palestra no Instituto de Estudos Políticos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu declarações à imprensa a respeito do Acordo de Associação entre o Mercosul-União Europeia. Segundo ele, a conclusão do instrumento birregional teria sido ‘errada’ e ‘precipitada'” – diz trecho do relatório.

Na sequência, reproduz uma matéria do jornal “Le Figaro” sobre o assunto. Lula é crítico do acordo assinado entre União Europeia e Mercosul, de 2019, do qual Jair Bolsonaro é um dos signatários.

Outro relato diplomático, dessa vez da Espanha, se restringia a comunicar que Lula iria se apresentar no seminário “Cooperação Multilateral e Recuuperação Regional Pós-Covid 19”, organizado pela organização Common Action Forum.

“O evento terá a apresentação do ex-presidente Lula da Silva, que tratará, segundo anunciado do tema: ‘La importancia de los valores progresistas para la recuperación post-covid-19 y para afrontar los retos del siglo XXI’, com comentários do ex-presidente do governo da Espanha José Luis Zapatero” – informava a embaixada do Brasil na Espanha ao Itamaraty.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?