metropoles.com

Deputados “campeões de emenda” não votam com a orientação do Planalto

Boa parte dos 20 deputados beneficiados com maiores valores de empenho do orçamento votaram contra o governo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
imagem colorida do Palácio do Planalto, sede da Presidência da República
1 de 1 imagem colorida do Palácio do Planalto, sede da Presidência da República - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os vinte deputados “campeões” em emendas empenhadas neste início de legislatura não são tão fiéis assim às orientações do Palácio do Planalto nas votações de matérias de interesse de governo.

O blog cruzou os mapas de votações de duas propostas – urgência no projeto das fake news e suspensão de decretos de Lula no saneamento básico – com o levantamento feito pelo Metrópoles na semana passada com o ranking dos parlamentares maiores beneficiados em liberação de emendas neste ano. 

Dos 20 deputados que tiveram os maiores valores empenhados, ou seja, previstos para serem pagos no Orçamento, 11 derrotaram Lula na matéria do saneamento 4 não votaram. Veja no final desse texto essa relação.

Nessa votação, o governo foi derrotado por 295 a 136 e é considerada a principal derrota no Congresso até agora.

A votação da urgência do projeto de com bate às fake news o governo até venceu, mas pelo apertado placar de 238 a 192. Dos vinte deputados mais bem aquinhoados com emendas, 6 votaram “não”, contra a urgência, como desejava o Planalto. Um se ausentou.

Ou seja, do total de 40 votos dados por esses 20 deputados nas duas votações, o governo não recebeu 22 deles. Mais da metade.

Os 11 que votaram pela derrubada do decreto de Lula e que estão entre os vinte maiores beneficiados com emendas do governo foram: Aluisio Mendes (PSC-MA), Gutemberg Reis (MDB-RJ), Emidinho Madeira (PL-MG), Silas Câmara (Republicanos-AM), Felipe Carreras (PSB-PE) – líder do partido na Câmara -, Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), José Nelto (PP-GO), Carlos Gaguim (União-TO), Juarez Costa (MDB-MT), Marx Beltrão (PP-AL) e Geovânia de Sá (PSDB-SC).

Os 6 deputados entre os 20 que receberam maiores valores de emenda e votaram contra a urgência do projeto das fake news: Dr. Zacarias Calil (União-GO), Emidinho Madeira (PL-MG), Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Juninho do Pneu (União-RJ), Marx Beltrão (PP-AL) e Geovânia de Sá (PSDB-SC).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?