metropoles.com

Assédio eleitoral: 82% se deram em regiões nas quais Bolsonaro venceu

Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT) revela que 51% dos casos se deram no Sul, onde o presidente recebeu 54,6% dos votos

atualizado

Compartilhar notícia

Ubirajara Machado/MPT
Sede do MPT
1 de 1 Sede do MPT - Foto: Ubirajara Machado/MPT

Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT) registrava a ocorrência de 186 casos de assédio eleitoral até às 17h desta terça-feira. As denúncias envolvem pressão sobre os trabalhadores em locais de trabalho, em episódios ocorridos desde agosto.

Do total de casos conhecidos até agora, 82% (152 deles) aconteceram nas três regiões nas quais Jair Bolsonaro saiu vitorioso no primeiro turno.

Quase metade de todos os casos – 96 ou 51% – ocorreu no Sul, região na qual o presidente recebeu sua maior votação: 54,6% dos votos. Lula obteve 36,8%.

O Paraná foi o estado que registrou o maior número de assédio eleitoral, 42. Ali, Bolsonaro recebeu 55,3%, contra 36% de Lula.

O Rio Grande do Sul registra o segundo maior volume de denúncias, 30 ao todo. No estado, o presidente colheu 48,9%, e Lula, 42,3%.

Santa Catarina aparece em terceiro em número de casos, 24, onde Bolsonaro saiu vitorioso com 62,2% dos votos. O petista recebeu apenas 29,5% no estado.

No Sudeste – onde Bolsonaro recebeu 47,6% da votação – foram 43 casos. No Centro-Oeste – onde ocorreu vitória também do candidato do PL, com 53,8% – foram registrados 13 episódios desse tipo de assédio.

Na Nordeste, região que deu 67% dos votos válidos a Lula, foram 23 ocorrências de assédio eleitoral. O Norte registrou apenas 11 casos. O petista saiu vitorioso na região com 47,4% da votação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?