metropoles.com

Lula, Zelenski (e Vini JR) no G7: Ecos de Hiroshima (por Vitor Hugo)

A emblemática fala do presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
Foto colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equivoca-se, redondamente, quem considera tempo perdido, dinheiro público e diplomacia jogados fora, a longa travessia feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva, até a emblemática cidade japonesa, Hiroshima, para participar, como convidado, da cúpula dos sete países mais ricos e poderosos do mundo, o G7. Afinal , o encontro estratégico de chefes de estados membros (ao lado da fina flor da diplomacia planetária) teve em outro visitante inesperado – o presidente da Ucrânia, Volodmyr Zelenski) – sua “grande estrela”, como destacado na imprensa mundial. O presidente brasileiro, porém, em sua fala, na entrevista coletiva do final da reunião, aproveitou a ressonância internacional do G7, para protestar firme e direto, contra oe odiento espetáculo racista e fascista – fora e dentro do campo – contra o craque brasileiro, Vinícius Junior, no mesmo domingo, durante a partida Valência e Real Madri, pelo Campeonato da Liga de futebol da Espanha.

A pronta reação – na dose e tamanho certos – de inegável significado e timing do governo brasileiro – é um feito para não esquecer. Em menos de 5 minutos, Lula demonstrou – em gestual e palavras – todo impacto emocional que o dominava. Mandou duro e direto protesto para a Espanha, seus dirigentes e sua Liga de Futebol (além da Fifa), somado a um alerta mundial, quanto ao perigo do serpentário racista em que estão se transformando os estádios de futebol na Europa e outras partes da terra, incluindo o Brasil. Domingo passado, Valência representou um ponto além da curva. Dos sete “torcedores” presos – na primeira batida policial depois do jogo – em Valência e Madri – quatro tinham em casa bonecos pretos, com laço de enforcamento no pescoço, pendurado em u ma trave de futebol. “Amargo fruto”, como diz a notável cantora Billie Holiday, em sua famosa canção do anos 5o.

“Não é possível que, quase no meio do século XXI, a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa. Não é justo que um menino pobre (Vini Jr) que venceu na vida, que está se transformando possivelmente num dos melhores jogadores de futebol do mundo – certamente do Real Madri ele é o melhor – seja ofendido em cada estádio de futebol que ele comparece”, reagiu o mandatário brasileiro. Isso não tem preço para um governante: justifica, política, social e diplomaticamente, os custos de qualquer viagem. ­

No mais, Zelenski conseguiu quase tudo que queria na sua passagem pelo G7: mais armas e munições, os prometidos caças F-16 (mais modernos e velozes do mundo), sem falar no apoio “inabalável” da cúpula, em Hiroshima, a começar por Estados Unidos e Alemanha. Saiu do Japão com relevante vitória diplomática e estratégica, que o permitiu dizer alto: “se os invasores russos continuarem (na Ucrânia) ninguém se sentará à mesa das negociações com a Rússia”. Vitória ucraniana, mesmo que para Moscou, “o encontro nada mais foi que um “espetáculo de propaganda” .

Seja como for, é a emblemática fala do presidente Lula, na coletiva final do G7, advertindo para a gravidade do perigo do racismo, nos estádios de futebol, que segue repercutindo na Espanha, na Europa, nas ligas esportivas e nas sociedades democráticas e civilizadas do mundo. Até ato público de protesto aconteceu, diante do consulado de Espanha em São Paulo.

Sinal de que algo positivo se move, finalmente?. A ver. Mas valeu!

 

Vitor Hugo Sares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail: vitord.h.@uol.com.br

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?