
Imagens para a história (por Mirian Guaraciaba)
Milhões de brasileiros saem às ruas, coloridas de vermelho, em apoio à democracia

No dia de homenagens à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nesse 12 de outubro, religiosos destemidos falaram à alma dos que acreditam num mundo livre, sem armas, sem violência. Exortaram pela civilidade contra o atraso. Da Basílica de Aparecida à matriz de Afogados de Ingazeira, sertão pernambucano, a pregação foi corajosa em favor dos desassistidos, contra o retrocesso.
Do Sertão do Pajeú, dom Limacedo Antônio da Silva, ousou: “O que está em jogo não são duas pessoas disputando o segundo turno. É muito mais do que isso, é o nosso futuro, minha gente. Corremos o risco de enfrentar uma ditadura. Digo sem medo. Tenho responsabilidade. Se eu não disser, estarei pecando diante de Deus e diante de vocês. Não posso me dispensar de dizer isso. Não seria fiel ao que prometi”. Dom Limacedo provocou os fiéis: “Como Deus vê uma criança com uma arma na mão? Quando vi, pensei: o mundo está se acabando”.
Em Aparecida, Alckmin na plateia, o Arcebispo Dom Mário Antônio da Silva seguiu na mesma linha, pregou a “paz desarmante e desarmada”. “Quem escuta a Deus não pode ficar indiferente diante da fome, da miséria, da violência, da solidão, das crianças e famílias feridas, dos jovens sem esperanças, dos idosos abandonados, das guerras e da destruição da natureza”.
Orgulho de estar desse lado da história. Honra de ser contemporânea de Luís Inácio Lula da Silva, o maior líder político da história do Brasil. Lula arrasta multidões pelas principais ruas do País, conta e reconta sua vida, nos levando do interior de Pernambuco à Avenida Paulista dos endinheirados, ou à Avenida Atlântica, da princesinha do mar. Ou cortando o Recife, do Marco Zero às pontes que enfeitam a cidade.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesNenhum líder seduziu tantos seguidores expostos ao sol e à chuva, num mar vermelho de gente que acredita na possibilidade da virada. Lula não precisa de muito… cerca de dois milhões de votos num universo de 157,7 milhões de eleitores. Conquistando essa diferença que o separa da extrema direita, será eleito pela quarta vez, garantindo ao Brasil democracia plena, civilidade, educação, saúde, preservação do meio ambiente, combate à pobreza e à violência.
Ao contrário (Deus nos livre) virá o atraso, o empobrecimento, a censura, a repressão, o medo. O Brasil merece Lula, mais uma vez. Reeleito, não permitirá que se instale no Brasil uma dinastia decadente, ignorante, violenta. Essa não é uma eleição que divide esquerda e direita. É esquerda, centro, e direita contra o bolsonarismo.
Bolsonarismo é seita. Do mal. O candidato da seita é mentiroso contumaz, corrupto investigado pela Polícia Federal, inexperiente, vendido aos Estados Unidos de Trump. Político da pior espécie, mais perigoso que o pai, preso por tentativa de golpe de estado. Flávio conta com a conivência de Kassio com K na presidência do TSE Se vencer, o filho mergulhará de novo o País nas trevas e na miséria.
PS1: Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, fica a cerca de 386 km de Recife.
PS2: Bem feito – Janaína Paschoal sempre me causou engulhos. A vereadora pelo PP de SP foi uma das responsáveis pela abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff – não esqueçamos de Aécio Neves – quando a seita bolsonarista pôs as mangas de fora. Este ano, Janaina tentou alcançar a Câmara Federal. Perdeu ridiculamente. Teve menos votos do que para a vereança. Essa semana, subiu à tribuna da Câmara de Vereadores e perguntou ao eleitorado paulista: “por que não recebi seu voto?” Porque não merece, Janaína, nem dos conservadores paulistas.

