Aposta em Boulos é alta e foca nas ruas: pesadelo para a direita?

Decisão de Lula sobre Boulos assusta direita e bota fogo nos partidos de esquerda – o poder da mobilização

atualizado

Compartilhar notícia

DANILO M. YOSHIOKA/METRÓPOLES @danilomartinsyoshioka
Imagem colorida do deputado federal Guilherme Boulos
1 de 1 Imagem colorida do deputado federal Guilherme Boulos - Foto: DANILO M. YOSHIOKA/METRÓPOLES @danilomartinsyoshioka

A nomeação de Guilherme Boulos (PSOL) para a Secretaria-Geral da Presidência é um lance audacioso de Lula, projetando o governo contra a oposição e movimentando a dinâmica interna da esquerda.

É verdade que o efeito na direita foi um baita cutucão que, no susto, tentou desqualificar o escolhido como “ministro da reeleição”. Em vão – sabemos que o assustador para os adversários é o poder de mobilização de Boulos.

Visto como um grande comunicador, pode injetar esse gás no governo. Ele foi convocado para resolver a baixa articulação e “colocar o governo na rua”, tarefa que exigiu a saída do petista Márcio Macêdo.

Mas será que a estratégia é apenas defensiva? Com Lula inelegível em 2030 em caso de reeleição, catapultar Boulos para o centro do poder é, na prática, antecipar o debate da sucessão e, quem sabe, projetar um herdeiro forte para o campo progressista.

Contudo, a jogada pode ser também motivo de uma dispersão de votos, abrindo a porta para uma nova dinâmica de forças com um líder de fora do PT – e deixando o PSOL, digamos, incomodado.

Assista à análise completa:

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?