metropoles.com

Ainda não há consenso sobre meta fiscal da LDO

A uma semana do prazo final de entrega, governo ainda não definiu limite de gastos públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Simon Tebet durante coletiva GT de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - metrópoles
1 de 1 Simon Tebet durante coletiva GT de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) ainda não chegaram a um meio-termo sobre a meta fiscal na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentarias) de 2025. Os dois têm uma semana e um dia para definir a meta antes do prazo final da entrega do texto ao Congresso, em 15 de abril.

Haddad pressiona para que o objetivo se mantenha em 0,5%. Já Simone Tebet acredita que o governo dificilmente atingirá a meta e tensiona para um número menor.

Os dois são ainda pressionados pelo presidente Lula (PT), que quer elevar os gastos públicos para melhorar sua popularidade, concomitantemente diante da realidade da inflação e queda da economia.

Haddad tenta convencer o mercado de que o governo tem equilíbrio nas contas e também traça como meta o déficit zero. O mercado, no entanto, acredita que o governo gastará mais e prevê o déficit de 0,7%, segundo o último Boletim Focus.

Na semana passada, o ministro da Fazenda pediu um “pacto” entre os poderes para conseguir cumprir a meta. Deu a declaração após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deu uma canetada e permitiu que a desoneração da folha de pagamento dos municípios voltasse a valer. 

“Nós precisamos de um pacto nacional dos Três Poderes, uma harmonia, para a gente chegar aos objetivos pretendidos na área econômica. Não vai ser um ministério ou um poder da República que vai resolver a herança herdada do governo anterior de absoluto desequilíbrio federativo e desequilíbrio fiscal” – Fernando Haddad.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?