De Marielle a Elke Maravilha: CalenDrag 2019 homenageia as mulheres

Projeto do coletivo Distrito Drag irá reverter 80% do dinheiro arrecadado para organizações de atendimento a mulheres cis e trans

Mídia Ninja/DivulgaçãoMídia Ninja/Divulgação

atualizado 19/11/2018 14:49

Nesta terça (20/11), acontece o lançamento do CalenDrag 2019 no Museu Nacional da República, em Brasília. Nesta edição, as fotos trazem as queens homenageando mulheres cis e trans que contribuíram com a política, a cultura e a história da humanidade. Trata-se de um projeto do coletivo Distrito Drag. O evento começa às 19h e é gratuito ao público.

Esta é a segunda edição do calendário. No ano passado, as fotos representaram as lutas transversais da experiência de ser Drag Queen no Brasil, como o combate à Aids, consciência negra, religiosidade, orgulho LGBTI, política e democracia. O dinheiro arrecado foi doado para a Casa Rosa, um lugar de acolhimento para LGBTs.

Como o tema este ano é figuras femininas, as drags homenagearão pessoas como Elke Maravilha, Janaína Dutra (primeira travesti portadora de carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB), Madame Satã e Marielle Franco. O calendário vem acompanhado do livreto Arte Drag Queen: mulheres cis e trans do CalenDrag 2019. Nele, o leitor tem acesso a um breve histórico de cada personagem retratada, bem como as fotos dos ensaios que resultaram no calendário.

Todo ano, uma drag queen é homenageada na capa. Em 2019, é ninguém menos que Márcia Pantera. Lenda da arte do bate cabelo e primeira musa de Alexandre Herchcovitch, ela está na arte drag há mais de 25 anos – e ainda arrasando muito.

Importante dizer que o material é uma construção inteiramente colaborativa de designer, fotógrafos e artistas drag queen. Do valor arrecadado, 80% será revertido para organizações de atendimento a mulheres cis e trans – a União Libertária de Travestis e Mulheres Transexuais (Ultra) e Casa Frida. O valor restante será utilizado para projetos do Distrito Drag.

Os pontos de venda do calendário em Brasília estão disponíveis no site do Distrito Drag. Interessados de outros locais do país podem pedir pelo site do Expressão Popular.

Agenda especial
Em Fortaleza, acontece de 21 a 27 de novembro o For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento vai evidenciar a luta das mais de 50 identidades de gênero existentes ao redor do mundo e mostrar que respeitar é preciso.

De caráter internacional, as mostras competitivas de curta e longa-metragem reúnem produções sobre questões da comunidade. A capital do Ceará também recebe o 2° Encontro de Cultura LGBTQ+, no Porto Iracema das Artes, e muitos shows.

Últimas notícias