O festival da diversidade: Mix Brasil traz forte seleção de filmes

Evento também envolve outras áreas, como teatro, música, literatura e até games. Começa nesta quinta (15/11), em São Paulo

Scott Patrick Green/DivulgaçãoScott Patrick Green/Divulgação

atualizado 12/11/2018 22:30

De 15 a 25 de novembro, acontece em São Paulo a 26ª edição do Festival Mix Brasil. Sendo o maior evento de diversidade da América Latina, impressiona pela programação diversificada. Em 10 dias, envolve teatro, música, literatura, laboratório audiovisual, conferência e, desta vez, uma parte sobre diversidade nos games.

A abertura, no dia 15/11, terá show de graça do cantor Johnny Hooker no Parque do Ibirapuera, além de uma sessão do filme Bixa Travesty, documentário sobre Linn da Quebrada, para convidados.

O forte do festival sempre foi principalmente o cinema. Neste ano, ao longo dos 10 dias, serão exibidos 110 filmes nacionais e internacionais, sendo 44% dirigidos por mulheres.

Haverá longas premiados e até inéditos, como A Pé Ele Não Vai Longe (foto em destaque), de Gus Van Sant, Um Garoto como Jake, Conquistar, Amar e Viver Intensamente, de Christophe Honoré, Abrindo o Armário, Skate Kitchen, e O Príncipe Feliz, escrito, dirigido e estrelado por Rupert Everett e inspirado na biografia de Oscar Wilde.

O festival revisita também obras de importantes realizadoras do cinema mundial com a retrospectiva Pioneirismo Lésbico na Direção, exibindo filmes de Monika Treut, Barbara Hammer, Pratibha Parmar e Adélia Sampaio.

Acontecerá ainda a Conferência Mix Brasil, que colocará em pauta questões referentes a política, mercado, identidade, saúde e feminismo, em 25 mesas, encontros, debates, cursos, oficinas e rodas de conversas. O encontro cobrirá temas como Gestão de Prazeres, LGBTI Pós-Eleições, Gordofobia, Espiritualidade Trans e Empreendedores LGBTI no Tanque dos Tubarões.

Neste ano rolará um espaço para empreendedores de games. O BIG MIX Jam 4Diversity nasceu da união de BIG Festival, Abragames, Festival Mix Brasil, Diversidade e o Game4Diversity, da Holanda. O evento acontece na Escola Britânica de Artes Contemporâneas (Ebac) e reunirá desenvolvedores de jogos e profissionais do audiovisual para criar games com o tema desta edição do Festival: #PensoLogoResisto. E terá mais uma pequena mostra de games sobre diversidade, o BIG Diversity, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), com cinco títulos do Brasil e do exterior.

Com direção de André Fischer, direção artística de João Federici e direção executiva de Josi Geller, o 26° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade acontece no CineSesc, Spcine Olido, Cinemateca Brasileira, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural São Paulo e Auditório Ibirapuera. Clique aqui para ver a programação completa.

Últimas notícias