Vitrine M

Vale a pena usar escova elétrica e irrigador oral no dia a dia?

O Metrópoles conversou com o odontologista Marcus Vinícius Boaventura e avaliou dois produtos da linha Saúde da Multilaser

atualizado 02/08/2021 16:02

Escova dental elétricaPeter Dazeley/Getty Images

Ter o sorriso em dia vai muito além da questão estética. Além do bem-estar e da melhor possibilidade de mastigar um alimento, por exemplo, manter a boa saúde bucal previne o surgimento de cáries e mau hálito. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 53% dos brasileiros não fazem corretamente a higienização dos dentes, com o uso de escova, pasta e fio dental.

Hoje em dia, alguns equipamentos são utilizados para que a higiene bucal se torne mais completa, como a escova dental elétrica e o irrigador bucal. Eles podem ser bons aliados na hora da limpeza e, em alguns casos, até mais indicados que os itens tradicionais.

Para que você possa entender um pouco mais sobre os atributos dos aparelhos e como avaliá-los, o Metrópoles conversou com o dentista Marcus Vinícius Boaventura, da Clínica Odontológica Martinelli, em Brasília, e tomou como referência a escova elétrica Health Pro e o irrigador oral Clearpik Portable, ambos da Multilaser. Dois modelos de entrada e que possuem preços acessíveis no mercado.

Escova Elétrica

Praticidade

O odontologista Marcus Vinícius Boaventura conta que a principal vantagem de uma escova elétrica é a de facilitar a higienização mecânica dos dentes. “Como o aparelho possui movimentos autônomos, ele tende a alcançar mais áreas dos dentes”, explica. Já o irrigador, segundo o profissional, pode ser utilizado como um auxiliar na remoção dos acúmulos alimentares que ficam entre os dentes ou próteses.

Os equipamentos da Multilaser, tidos como referência nas avaliações, são de simples manuseio e bastante intuitivos quanto ao uso. Na escova, basta colocar uma pilha AAA na parte interior e apertar o botão, na parte central, para iniciar os movimentos. No irrigador, é necessário colocar água dentro do reservatório, localizado na parte traseira do acessório, e selecionar o modo de limpeza para começar a higienização.

Escova Elétrica

Limpeza

O profissional relata que não há qualquer tipo de restrição para o uso de escovas elétricas, sendo, inclusive, indicadas para pessoas com dificuldades em executar movimentos finos com as mãos. “Os movimentos vibratórios auxiliam quem possui restrições para alcançar áreas mais difíceis”, explica. Segundo Marcus Vinícius, um bom modelo deve ter a cabeça com o tamanho adequado ao usuário, sendo os pequenos preferíveis, e cerdas não tão duras, para ter menos dano à gengiva.

Na escolha de um irrigador, o principal atributo a ser observado é o da pressão que o jato oferece. “Um jato muito forte pode ferir a gengiva e também esguichar água para todo lado, para quem não está acostumado a usar o equipamento”, reforça Marcus.

Irrigador oral

O modelo de irrigador da Multilaser conta com um jato forte o suficiente para retirar as impurezas dos dentes, mas delicado para manter a sensibilidade da gengiva. Além disso, ele vem equipado com seis bicos diferentes para cada situação de limpeza. Já a escova elétrica conta com cerdas macias e arredondadas, que levam mais suavidade na escovação, e ainda oferece 15 mil movimentos por minuto, tornando a experiência mais prática.

Escova Elétrica

Eficácia

“A escova elétrica, mesmo com seus movimentos autônomos, precisa ser guiada com movimentos da própria pessoa, para que todas as partes dos dentes consigam ser atingidas”, explica Boaventura. Ou seja, nenhum aparelho fará o trabalho sozinho. A observação também se encaixa para o irrigador, já que ele serve como um auxiliar na limpeza. “O item é um complemento para a escovação e o fio dental, que continuam sendo indispensáveis no dia a dia. Sendo utilizado para ‘soltar’ alimentos entre os dentes”, completa.

Irrigador oral

Os movimentos de vibração da escova Health Pro fazem com que a limpeza ocorra de uma forma delicada e eficaz. Segundo a marca, há uma redução de até três vezes das mechas nos dentes.

O irrigador Clearpik também proporciona uma boa sensação de limpeza, sendo possível alcançar todos os espaços, inclusive o céu da boca e debaixo da língua. Outro ponto interessante do aparelho é a possibilidade de massagear, de forma leve e sem traumas, as gengivas.

Escova elétrica Health Pro, da Multilaser

Escova elétrica Health Pro, da Multilaser
R$ 38,90EmpresaComprar

Irrigador oral Clearpik Portable, da Multilaser

Irrigador oral Clearpik Portable, da Multilaser
R$ 249,77EmpresaComprar

Os valores mencionados se referem à data de publicação da matéria e podem sofrer alterações de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.

Mais Vitrine M
Newsletter