metropoles.com

Veja um tipo de alimento associado a 34 tipos de câncer (e fuja dele)

Um alimento é considerado ultraprocessado quando passa por vários processos industriais; aprenda a identificar

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Nuggets, Airfryer
1 de 1 Nuggets, Airfryer - Foto: Reprodução

Os alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por vários processos industriais. De maneira geral, possuem alta adição de açúcares, gorduras trans, sódio, substâncias sintetizadas em laboratório e, principalmente, conservantes.

A composição nutricional deles é baixa. Isso significa que não têm nutrientes para auxiliar o corpo em suas funções cotidianas. Ao mesmo tempo, são ricos em calorias. Refrigerantes, biscoitos recheados, chocolates, salgadinhos e macarrão instantâneo são alguns exemplos.

Para identificar esses produtos, basta avaliar o rótulo, que normalmente apresenta uma extensa lista de ingredientes regados a nomes estranhos. O consumo desses itens já foi relacionado a inúmeras doenças, inclusive a 34 tipos de câncer.

0

 

Segundo o Guia Alimentar Brasileiro, esse tipo de alimento deve ser evitado, pois são considerados desbalanceados e prejudicam a saúde e o bem-estar da sociedade. Isso porque sua apresentação incentiva o consumo excessivo a qualquer hora e lugar, de maneira a promover o alto consumo de calorias.

E quanto aos alimentos processados?

Já os alimentos processados, por sua vez, passam pela indústria para procedimentos de secagem, pré-cozimento e congelamento, entre outros, mas que não recebem aditivos químicos, caso dos ultraprocessados.

Os alimentos processados são ingredientes in natura que receberam sal ou açúcar, por exemplo, para aumentar sua durabilidade e intensificar o seu sabor.

Um alimento processado que é prático e pode ser incluído facilmente no dia a dia, garantindo todos os nutrientes de alimentos in natura, são os enlatados.

Esses são considerados os mais próximos do natural, pois a lata de aço dispensa completamente conservantes químicos e preserva os alimentos, mantendo todas as suas propriedades nutritivas, como proteínas, lipídios e glicídios, e de sabor.

Para deixar a saúde em dia, é necessário priorizar os alimentos in natura e minimamente processados, como os vegetais, grãos integrais, frutas, ovos, carnes, peixes e castanhas.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?