Quer economizar? Veja 18 dicas para viajar só com a bagagem de mão

Desde que as companhias passaram a cobrar por mala despachada, muitos viajantes precisaram se adequar às bagagens reduzidas

atualizado 03/05/2021 12:39

mulher tentando fechar mala de mãoGetty Images

Embarcar apenas com a bagagem de mão passou a ser rotina para muitos viajantes. Com as novas regras de franquia de bagagem, ficou mais difícil e bem mais caro despachar algumas malas. A solução, então, foi se adequar à nova realidade e aprender, mesmo que na marra, a fazer uma boa mala de mão com apenas 10 kg. A tarefa não é simples, especialmente para quem estava acostumado com os saudosos dois volumes de 32 kg em voos internacionais e agora não tem mais bagagem grátis.

Ainda que pareça impossível no primeiro momento, é possível conseguir fazer uma mala de mão eficiente. Assim que você se acostumar, vai perceber que há muitas vantagens em viajar apenas com uma pequena bagagem. É hora de deixar para trás o peso extra e viajar mais leve.

Vale lembrar que as companhias aéreas nacionais padronizaram as medidas de bagagem e em todos os voos da Azul, Gol e Latam você pode levar:

  • um objeto pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila, com as seguinte medidas máximas: 35 x 20 x 45 cm (no geral, é um volume que cabe debaixo do assento da frente)
  • uma mala de mão com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas.
  • Atenção! Os dois volumes (objeto pessoal e mala de mão) juntos devem ter, no máximo, 10 kg! Ainda que a teoria seja essa, na prática não é comum ter a bolsa de uso pessoal pesada na hora do embarque. O mais comum, quando acontece, é que apenas a bagagem de mão seja pesada.

Cachorrinho na mala de mão

Confira as dicas para você viajar com uma bagagem de mão com até 10 kg e sem passar aperto:

1 – Você não precisa do pote inteiro de todos os produtos durante a viagem

Acredite! Você não vai usar todo o shampoo, condicionador, creme de barbear, leave-in, cremes para a pele ou vários outros produtos de higiene e beleza inteiros enquanto estiver viajando. Eles ocupam muito espaço, aumentam o peso da sua mala e não precisam ir com você na embalagem original. Para reduzir o espaço e o peso, prefira usar potes menores com tamanhos adequados aos dias fora de casa.

Continue lendo no site Melhores Destinos, parceiro do Metrópoles.

Últimas notícias