7 destinos nacionais para se sentir no exterior sem sair do Brasil

Conheça paisagens brasileiras extremamente parecidas com atrações internacionais

atualizado 12/06/2021 14:46

Arte/Metrópoles

Os brasileiros têm aproveitado melhor as atrações turísticas do país durante a pandemia de coronavírus. Por causa das fronteiras fechadas, até quem costumava viajar somente para o exterior está aprendendo, ainda que na marra, a apreciar mais os encantos daqui. O turismo nacional está tão aquecido que virou até meme.

Imagens do influenciador Khaby Lame, conhecido por ironizar tutoriais do TikTok — mostrando que, muitas vezes, há maneiras mais simples e acessíveis de conquistar um mesmo resultado —, estão circulando nas redes sociais ao lado de cartões-postais gringos e nacionais extremamente parecidos. O intuito das fotos é levantar o seguinte questionamento: por que dar volta ao mundo para conhecer paisagens tão semelhantes as do Brasil, sem ao menos dar uma chance para as daqui?

“Isso mesmo! Tem gente que só valoriza o que é internacional. Uma pena. O Brasil tem belezas naturais riquíssimas”, reagiu uma internauta. “Agora o povo só viaja dentro do Brasil. Quero ver quando a pandemia acabar. Vão todos correr para exterior afim de fortalecer a economia de lá?”, questionou outra.

Na opinião do turismólogo Bruno Mello, à frente da agência Dalí Travel Experience, essa valorização do turismo interno será um legado da pandemia. “A tendência de viagens dentro do país deve se manter, mesmo após a reabertura das fronteiras”, analisa. “É claro que temos uma demanda reprimida por passeios ao exterior, mas creio que muitos brasileiros passarão a incluir destinos nacionais em suas viagens depois de terem conhecido as belezas daqui durante o isolamento social”, continua.

Ele ressalta que a crescente oferta de hotéis de alto padrão e roteiros personalizados também contribuirá para que o turismo nacional permaneça aquecido no pós-pandemia.

Ao Metrópoles, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, avalia da mesma maneira. “Todos os estudos de tendência pós-pandemia ressaltam que a retomada das atividades começará pelo turismo doméstico. Temos um mercado interno forte (95 milhões de viajantes em 2019) com importante potencial de crescimento, considerando que cerca de 11 milhões de brasileiros que viajaram para o exterior têm agora a oportunidade de conhecer melhor o nosso país. Digo que ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e esse é o momento de o brasileiro descobrir seu país, visitar lugares pouco conhecidos ainda, como é o caso do Amazonas”, declara.

Neste domingo (13/6), Dia do Turista, o portal entrou na brincadeira e selecionou sete destinos nacionais para se sentir no exterior sem sair do Brasil. Mas, atenção: se decidir viajar durante a pandemia, priorize lugares sem aglomeração e procure seguir todos os protocolos de segurança contra o coronavírus.

Maldivas X Maragogi

Um dos destinos mais caros do mundo, as Ilhas Maldivas são extremamente populares nas redes sociais e servem de reduto para milionários e celebridades. Uma “versão brasileira” desse destino romântico é Maragogi, em Alagoas. O local oferece belezas naturais tão estonteantes quanto seu “primo rico”, mas tem preços bem mais convidativos.

0

Niagara Falls X Foz do Iguaçu

As cataratas de Niagara Falls são o maior ponto turístico da cidade canadense. Foz do Iguaçu, no Paraná, também tem suas quedas d’água como atração principal. Ambos os destinos oferecem passeios de barco e outras atividades para explorar melhor essa maravilha da natureza.

0

Holanda X Holambra

Um pedaço da Holanda no Brasil, Holambra fica no estado de São Paulo, a 140 km da capital paulista. Assim como a famosa terra das tulipas, a cidade brasileira ostenta flores o ano inteiro e tem moinhos. Sua arquitetura, cultura e gastronomia com quê europeu também chamam atenção dos visitantes.

0

Arizona X Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas, no Maranhão, fica na transição entre a caatinga e o cerrado e possui diversos cânions, cavernas e cachoeiras. Suas formações rochosas lembram bastante a estética do Arizona, nos Estados Unidos.

0

 

Alemanha X Campos do Jordão

Campos do Jordão (SP), Pomerode (SC) e Blumenau (SC) são cidades brasileiras com forte referência alemã, tanto na arquitetura quanto nos costumes. Visitar esses lugares é como fazer uma viagem para o país europeu sem precisar enfrentar horas de avião.

0

Lisboa X Salvador

Sonha em conhecer Lisboa, em Portugal? Que tal fazer um test drive por Salvador antes? A capital baiana remete ao país lusitano, eleito por anos como o melhor destino da Europa pelo World Travel Awards, o Oscar do turismo mundial.

0

Austrália X Capitólio

A região de Pilbara, no Oeste da Austrália, lembra muito Capitólio, em Minas Gerais. Os dois lugares têm formações rochosas permeadas por lagos deslumbrantes.

0

Últimas notícias