Truque de mestre: especialista ensina como deixar a casa livre de baratas

Cuidados com a limpeza doméstica e alguns produtos de baixo custo podem reduzir a presença desses insetos no lar

atualizado 09/07/2020 16:16

Creative/Getty

Acabar com a presença de baratas em casa requer cuidados com a limpeza dos ambientes e com a oferta de comida para esses insetos. Migalhas e farelos são como banquetes para elas que, quando alimentadas, se reproduzem na residência.

De acordo com o especialista em dedetização José Sousa, as baratas comem de tudo, sobretudo amido, açúcar e gordura. O ideal, além de manter o cômodo limpo, é evitar deixar comida aberta ou pratos sujos de um dia para o outro. O mesmo vale para sacos de ração, caso tenham pets. Os lixos da cozinha e banheiro também devem permanecer sempre fechados.

Segundo ele, o truque de mestre para acabar com as baratas é higienizar os ambientes, como bancadas e móveis, com limpadores à base de álcool. “É um segredo que mata esses insetos imediatamente”, diz.

Também é possível eliminá-las utilizando itens encontrados em casa. Misture medidas iguais de bicarbonato e açúcar refinado e distribua pela casa em tampinhas. Atraídas pelo doce, elas morrem ao ingerir o bicarbonato. Outra forma de espantar os insetos é colocar folhas de louro nas gavetas e nos armários da cozinha.

Esconderijos

Esses insetos costumam se esconder em vários lugares, como caixas, dentro de móveis, fogões, coifas, tetos de gesso, entre outros. Eliminar todos os abrigos é difícil. A solução, então, é evitar a entrada das baratas na casa. José explica que isso é possível tapando fendas, buracos e ralos. No caso das baratas voadoras, terror de muita gente, o indicado é fechar janelas durante a noite ou instalar telas.

“Quando a pessoa pega alguma caixa de papelão na rua ou em supermercados pode estar levando ovos de baratas sem saber”, explica Sousa.

De acordo com o profissional, quando esses ovos eclodem, é possível que haja uma infestação. Nesse caso, o ideal é chamar uma empresa habilitada. “Baratas grandes reproduzem e colocam os ovos bem escondidos, às vezes em ralos, armários de cozinha, em locais bem pequenos. A desinfestação periódica de seis meses evita que, depois de eclodirem, tomem a casa”, orienta.

0

Mais lidas
Últimas notícias