Reels: como a briga entre Instagram e TikTok beneficia usuários e empresas

Especialista em marketing digital explica que briga por usuários pode fazer com que influnciadores e empresas se destaquem ao usar a função

atualizado 31/07/2020 12:18

Instagram ReelsDivulgação

Se você utiliza o Instagram com frequência, já deve ter se deparado com a nova função da rede social. A ferramenta, batizada de Reels, agrega vários recursos de edição que ficaram famosos no TikTok. Segundo especialistas em marketing digital, a ideia é justamente recuperar acessos perdidos com o crescimento expressivo do aplicativo chinês, sobretudo nos últimos meses.

A influenciadora Bruna Fernandes, proprietária do laboratório de criação digital Cria Lab, explica que a estratégia do Instagram é incorporar recursos utilizados por outras redes sociais e que ameacem sua posição global.

“O Instagram Stories, por exemplo, surgiu quando o Snapchat começou a incomodar. O IGTV tentou atrair quem usa a internet para ver e produzir vídeos maiores que o limite de um minuto do feed. Agora, é a vez do Reels tentar recuperar quem se rendeu à dinâmica do TikTok”, analisa.

Essa disputa por público protagonizada pelo Instagram e pelo TikTok vai beneficiar quem sair na frente e aprender a usar a ferramenta de forma criativa. Isso porque, como o objetivo do Instagram é conquistar e fidelizar usuários, conteúdos produzidos com o Reels estão aparecendo mais vezes que fotos, vídeos e Stories, tanto na home do Instagram quanto na aba explorar.

“A entrega é maior e o conteúdo aparece para mais pessoas. Não tem aquele corte que a rede social faz, com base nos algorítimos. Quem aprender a usar agora certamente vai se beneficiar e terá mais projeção. No caso dos empresários e autônomos, o retorno será em vendas”, ressalta Bruna.

0
Como funciona

No Reels, os vídeos duram, no máximo, 15 segundos e podem ser publicados tanto nos Stories quanto na aba Explorar. O interessante desse recurso são as possibilidades de edição.

Dá para incluir músicas do Instagram, adicionar efeitos, temporizadores, recortar imagens e colar trechos diferentes de outros vídeos.

Segundo a expert, o recurso exige alguns dias de prática para que o usuário consiga mexer com facilidade e começar a pensar em conteúdos autorais, o que é fundamental para gerar engajamento. “A ideia é que seja algo divertido e original”.

Em um bate-papo com o Metrópoles, Bruna deu outras dicas para o Reels perfeito — seja para o marketing pessoal ou para alavancar os negócios em tempos de pandemia e ascessão do e-commerce.

Ela sugere, entre outros, a criação de áudios originais e vídeos espontâneos, uma vez que a pandemia não é o momento adequado para “grandes produções”.

“Os challenges, por exemplo, fazem bastante sucesso. Se você tem uma empresa, pode convidar influenciadores para lançar sua ideia. Também é importante estudar a ferramenta. Marketing digital é ciência. Por isso, se você não tiver disponibilidade, a melhor saída é procurar um profissional para ajudar”, salienta.

Para usar a nova ferramenta, basta entrar no Instagram, clicar na câmera dos Stories e encontrar a opção Reels no rodapé da tela. A atualização está liberada atualmente no Brasil e na Índia para os sistemas iOS e Android.

Últimas notícias