Passo a passo: como remover a gordura da air fryer sem estragar o material

O eletrodoméstico requer limpeza frequente e cuidado para não danificar a parte elétrica

atualizado 26/01/2021 16:45

AirfryerReprodução/ Getty Images

A air fryer se consagrou como um eletrodomésticos queridinho nos lares brasileiros. A fritadeira sem óleo proporciona crocância e sabor aos alimentos de modo rápido e sem fazer muita sujeira. Mas, assim como qualquer aparelho, é importante que haja frequência na higienização interna e externa, preservando o funcionamento do dispositivo e a saúde dos usuários.

O ideal é que a limpeza ocorra em seguida ao uso, para remover a gordura e os respingos de comida quando ainda estão frescos. Após receitas mais gordurosas, como carnes e frango a passarinho, é indicado colocar a bacia de molho para não ter que esfregar com força. Para alimentos mais leves, uma limpeza rápida com detergente pode ser o suficiente.

0

A seguir, confira um passo a passo de como remover a gordura da fritadeira de modo eficiente e prático, com informações do site Fritadeira Elétrica:

Prepare o clima

Por ser quase uma divindade da culinária, a air fryer merece um cuidado especial na hora da higienização. Brincadeiras à parte, ao ser limpo, o aparelho deve estar totalmente frio e desconectado da tomada. Desse modo, não há risco de queimar a mão ou levar um choque.

Limpe as peças

Com o aparelho frio, inicie removendo a gaveta e a bacia, que pode ser de material aramado ou antiaderente. Os dois componentes acumulam mais sujeiras por ser o local em que os alimentos são preparados.

Deixe as partes de molho por alguns minutos em um recipiente com água, vinagre e duas colheres de bicarbonato de sódio. A mistura é ótima para remover cheiros fortes e marcas de gordura, além de reduzir o risco de arranhar o material.

Depois, esfregue toda a superfície com uma esponja e detergente neutro. Tenha atenção para utilizar apenas o lado mais macio da esponja ou procure uma específica para materiais antiaderentes.

Se as sujeiras dos cantinhos não saírem, aposte em uma escova com cerdas médias. As peças também podem ser colocadas na lava louças.

Por fim, seque as duas partes com um pano de prato.

Atenção com a parte interna

A área onde a gaveta e a cesta se encaixam também podem ser limpas com um pano umedecido e com detergente neutro. Tenha atenção especial com a quantidade de produto para não comprometer a parte elétrica.

Faça o mesmo na parte de cima do interior da air fryer, onde localiza-se a resistência e a ventoinha do aparelho. Não molhe a área, apenas esfregue delicadamente com detergente e uma escova umedecida. Em seguida, tire os resíduos com um pano seco.

Higienize a parte externa

Assim como as outras, a última parte requer um pano levemente umedecido e detergente neutro. Passe o tecido com delicadeza por toda a air fryer, buscando não apagar desenhos e informações, como o timer e as indicações de temperatura.

Finalize com um pano seco e sem produto. O resultado é um eletrodoméstico limpo e brilhante.

Cuidados

Além de evitar ao máximo o respingo de água na parte interna e elétrica da fritadeira, também é importante não aplicar produtos corrosivos. Bicarbonato de sódio é indicado apenas para quando é preciso deixar as partes soltas de molho. O uso de água sanitária e outros produtos inflamáveis, como álcool e solvente podem provocar acidentes, já que trata-se de um aparelho elétrico fonte de calor.

Últimas notícias