Emagrecimento em cápsulas. Suplementos para dietas são vendidos como milagrosos, mas é preciso cuidado

Sem hábitos saudáveis no dia a dia, suplementos não fazem efeito a longo prazo. Devem ser usados somente com prescrição e acompanhamento de nutricionista ou médico

atualizado 17/01/2016 5:45

Em busca do emagrecimento rápido muita gente embarca em modas perigosas. Diariamente, novas substâncias são vendidas como milagrosas pelos laboratórios que as produzem. Usá-las sem acompanhamento profissional é arriscado ou, no mínimo, um investimento financeiro inútil.

Mesmo que o suplemento tenha venda livre é preciso procurar um profissional antes de usá-lo. Deve ser analisado se o produto é indicado no seu caso, se haverá risco de qualquer interação com outro item que já faça uso e até mesmo algum medicamento ou situação de saúde”, ressalta Cátia Medeiros, nutricionista da Clínica Atual Nutrição e consultora da Netfarma.

Não há receita fácil para perder peso: é preciso alimentar-se com saúde e fazer exercícios físicos regulares. Mas os suplementos, quando ministrados corretamente, podem dar um empurrãozinho nesse processo. Administrá-los com prescrição médica ou de uma nutricionista é o primeiro passo. “Sozinhos os suplementos não promovem emagrecimento saudável. A pessoa pode perder pouco peso ou emagrecer sem saúde. Daí fica fácil recuperar o peso todo logo depois”, explica o médico Ícaro Alves, especialista em emagrecimento saudável.

spoon of vitamin capsules

Várias opções no mercado prometem perda de gordura, mas poucas vão auxiliar neste processo. A maioria das pessoas que as procuram esquece do principal: sinergismo de dieta, treino, hidratação e sono adequado. Qualquer princípio ativo utilizado não fará milagre ou efeito 100% esperado, se não for associado a tudo isso.

Cátia Medeiros, nutricionista

É comum suplementos virarem “moda” e ganharem fama de emagrecedores. Mas o que faz efeito para uma pessoa ansiosa, por exemplo, não necessariamente ajudará alguém sem problemas de ansiedade a emagrecer.

Se tratarmos de um paciente ansioso, o fato de trabalhar com elementos que diminuam esta ansiedade já será interessante para perda de peso. Se o caso for um paciente que não dorme bem, um princípio ativo para melhorar a qualidade de sono fará efeito no emagrecimento também. Em compulsão alimentar, itens de controle oferecerão como efeito um bom emagrecimento, explica Cátia Medeiros.

Em 2014, uma pesquisa nos Estados Unidos testou a fórmula de suplementos e descobriu que muitos não tinham todos os ingredientes que constavam no rótulo, mesmo os vendidos em lojas famosas. A melhor opção seria utilizar um produto prescrito e com uma fórmula personalizada para manipular, pois assim você tem certeza de que realmente está consumindo o que necessita.

Algumas substâncias têm sido vistas com frequência nas receitas de nutricionistas e médicos. Listamos algumas delas e seus efeitos, com ajuda de especialistas. “É importante ressaltar que nenhum deles é de uso liberado para qualquer indivíduo, pois podem oferecer interações tanto com nutriente quanto com medicamento. Embora sejam atrativas as suas ações, devem ser ingeridas de forma cautelosa e com indicação”, ressalta a nutricionista Cátia Medeiros.

 

lcarnitinaL-carnitina
Ajuda no transporte dos ácidos graxos (gordura) até as mitocôndrias, onde será metabolizado. Portanto em indivíduos que tenham baixo consumo desta substância, através da alimentação, a suplementação fará diferença, mas, para alguém que já consome o suficiente, não vai valer a regra de “quanto mais, melhor”.

iombini

Ioimbina
Tem sido bastante discutida por agir inibindo receptores das células de gordura que costumam dificultar a queima de gordura (alpha 2 adrenérgicos – pré-sináptica). O chá-verde possui as catequinas, que auxiliam no aumento da termogênese, o que ajuda na queima de gordura.

l-theanine

L-teanina (glutamilletilamida)
É indicada em situações de stress, ansiedade, tensão pré-menstrual e na melhora da concentração. Ajuda a diminuir ansiedade e consequentemente desconta-se menos na comida.

5htp

5 HTP
Auxilia nos quadros de depressão e ansiedade, pois é utilizado na formação de serotonina, um hormônio de relaxamento e bem estar.

cactinea

Cactnea
É um ativo para fórmulas personalizadas, feitas em farmácias de manipulação, que auxilia na ação diurética, sem perda dos minerais essenciais para a saúde, ajudando a eliminar a sensação de inchaço.

Morosil
Serve pra otimizar metabolismo. Gera energia. Sua ação é direcionada para a região abdominal

Indisteem
Inibe a deposição de gordura a nível intracelular (adipogênese) e promove a quebra de gordura (lipólise)

Oligonol
É um extrato de lichia concentrado, que promete reduzir gordura abdominal, prevenir ações danosas dos radicais livres, diminuir a fadiga muscular e proteger o sistema cardiovascular e o endotélio vascular.

Mais lidas
Últimas notícias