O fim do ano é marcado por confraternizações e celebrações, o que pode culminar em uma alta ingestão de bebidas alcoólicas. O início do novo ciclo, logo, é o momento ideal de darmos uma controlada nos drinques, além de colocarmos outras metas nos trilhos.
Publicado na revista médica BMJ Open, um estudo realizado em 2018 destacou benefícios constatados em indivíduos que ficaram um mês sem ingerir álcool. O controle da substância é primordial para quem quer melhorar a qualidade de vida e potencializar o emagrecimento.

Beba com moderação Ilka & Franz/Getty Images

Segundo especialistas, a ingestão exagerada de álcool pode desencadear doenças inflamatórias e hepáticas. Com o aumento da inflamação no organismo, o ambiente ainda se torna mais favorável ao desenvolvimento de células cancerosasThe Good Brigade/ Getty Images

Um mês sem beber álcool pode ser o suficiente para melhorar o sono, perder peso e manter a hidratação corporalPixabay/Reprodução

Dar uma pausa na bebida é importante para o bem-estar físico e mental Getty Images
Além do álcool ser uma substância potencialmente calórica, os danos da bebida refletem diretamente no sono, na resposta inflamatória e na oscilação de humor. As vantagens identificadas no estudo foram animadoras. Participantes da pesquisa que evitaram a substância por 30 dias apresentaram:
- Melhora do sono e da disposição;
- Redução dos sintomas de ansiedade e depressão;
- Emagrecimento (1 grama de álcool possui 7 calorias, perdendo apenas para a gordura, com 9);
- Melhora da qualidade da pele;
- Redução da resposta inflamatória do organismo;
- Aumento na produção de radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento e até pelo surgimento de câncer.
Se deseja melhorar a qualidade de vida e emagrecer, beba com moderação e faça pausas mensais sempre que possível.
Ver essa foto no Instagram
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica