Colorau é saudável? Descubra os potentes benefícios desse tempero

O pó vermelho, bastante famoso nos supermercados. é uma boa aposta para melhorar o sabor e a qualidade nutricional dos alimentos

atualizado 21/03/2022 13:09

Colorau, tempero vermelho em pó à base de páprica - MetrópolesPixabay/Divulgação

Com certeza você, durante uma ida ao supermercado, deparou-se com um pozinho de pigmento vermelho, lá na seção de temperos. Esse temperinho nada discreto é conhecido como colorau e a típica dúvida é se esse pó avermelhado se trata de algo realmente saudável ou não.

Também conhecido como colorífico, falso açafrão ou urucum, esse condimento é produzido a partir da trituração de uma semente, do urucuzeiro, árvore típica das regiões tropicais das Américas do Sul e Central.

A coloração avermelhada não tem nada de artificial e se deve a alta quantidade de caratenóides, mesma família de compostos bioativos responsável pela cor do mamão, da cenoura e da batata-doce. Além dos caratenóides, também é possível encontrar outros tipos de fitoquímicos nesse tempero, como terpenóides, flavonóides e os terpenos.

Vários temperos em pó

E os benefícios disso? O pó possui propriedades antioxidantes relevantes, que podem neutralizar moléculas potencialmente prejudiciais, conhecidas como radicais livres que, em excesso, danificam o metabolismo e aceleram o processo de envelhecimento.

Apesar doas poucas pesquisas em humanos sobre o consumo de colorau, estudos in vitro registraram atividade anticancerígena, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, anticonvulsionante e ainda benefício na saúde ocular.

A única contraindicação seria para indivíduos que possuem alergia. Se não é o seu caso? Use sem medo de ser feliz.

Para fins de curiosidade, antigamente, devido sua coloração avermelhada, ele era utilizado por povos indígenas para fazer pinturas corporais. Nos próximos Carnavais, também vale investir no colorau!

Mais lidas
Últimas notícias