Veja como utilizar creatina para ganhar músculos

De acordo com as evidências, além de barata, a creatina promove benefícios para melhorar o desempenho atlético

atualizado 18/03/2022 11:57

Unsplash

Um suplemento universal que vem ganhando bastante ascenção a partir dos achados científicos é a creatina. Essa substância já está presente em alguns alimentos, porém, a suplementação pode ser uma forma barata e segura para aumentar força e os ganhos musculares a partir da rotina associada à atividade física, segundo especialistas.

De acordo com as evidências, além de barata, a creatina promove benefícios para melhorar o desempenho atlético, crescimento muscular e até a saúde cerebral.

Muitas pessoas ainda não conhecem bem esse suplemento, mas é válido frisar que não se trata de um esteróide. Apesar dos equívocos persistentes, os estudos ainda sugerem que sua ingestão é segura para maioria das pessoas.  Extensas pesquisas já sugeriram que a substância ajuda a aumentar a força e os ganhos musculares.

A creatina se trata de um aminoácido produzido naturalmente no corpo, armazenada principalmente no tecido muscular, liberando energia para ele. A substância é encontrada em carnes e peixes, mas o suplemento pode ser ingerido por indivíduos veganos, já que sua produção industrial não utiliza matéria-prima de fonte animal.

Para entender, quanto mais fosfocreatina você tem em seus músculos, melhor a capacidade de trabalho ele terá para realizar exercícios de explosão de curta duração e alta intensidade, resultando nos ganhos de muscular e aptidão anaeróbica.

Atenção

Apesar de ser um suplemento seguro para maioria das pessoas, é importante consultar um profissional antes de tomá-lo já que pode trazer risco para pessoas com problemas
renais.

Você não precisa ser atleta para utilizar o suplemento e indivíduos idosos costumam se beneficiar muito da ingestão, já que sofrem de perda de massa magra. Como a suplementação funciona aumentando os níveis de creatina no tecido muscular, consistência na ingestão e a dose correta são fundamentais para o melhor funcionamento.

O tipo de creatina recomendado, de acordo com estudos, é a creatina monohidratada. Ingerir com carboidrato pode melhorar sua absorção.

Mais lidas
Últimas notícias