metropoles.com

Engasgo em bebês e crianças: saiba o que fazer e como evitar

Saiba como evitar o incidente e aprenda a manobra ideal para desengasgar o seu filho, se necessário

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Bebê comendo
1 de 1 Bebê comendo - Foto: Getty Images

As crianças descobrem o mundo pela boca. Basta piscar os olhos para que o seu bebê agarre algo e leve em direção aos lábios, para descobrir o gosto e a textura. A curiosidade, o início da introdução alimentar ou mesmo o próprio leite materno são fatores que podem provocar engasgo em bebês e crianças. A palavra gera arrepios em todos, mas é preciso entender por que ele ocorre, como evitar e, claro, como agir, se for necessário.

O site BabyHome, novo parceiro do Metrópoles, elencou dicas para prevenir o problema e ensinou como desengasgar a criança, de acordo com a idade dela. Aprenda, a seguir.

Para bebês menores de um ano

Caso haja engasgo de um bebê com idade inferior a um ano, o recomendado é que seja feita a clássica manobra Heimlich, criada pelo médico estadunidense Henry Heimlich. Nessa técnica, o bebê deve ser colocado de bruços no antebraço dos pais, com a cabeça mais baixa que o tórax. Depois, dê cinco golpes energéticos no meio das costas, usando o punho da mão com os dedos estendidos. Vire a criança de barriga para cima, apoiando sua cabeça e mantendo-a mais baixa que o corpo. Por fim, veja se o objeto foi expelido. Caso contrário, faça cinco compressões rápidas no meio do tórax, entre a linha do peito. Se esse procedimento não expulsar o objeto, peça ajuda e acione o serviço de emergência.

Para crianças maiores de um ano

Ajoelhe-se para ficar na mesma altura da criança e abrace-a por trás, com os dois braços. Feche uma das mãos e segure o punho com a outra, para realizar compressões rápidas na boca do estômago, que fica logo abaixo do peitoral, entre as costelas, fazendo um movimento circular para cima. Isso pode contribuir para que o objeto seja expelido. Encoraje a criança a tossir durante a manobra. Após realizá-la ao menos duas vezes e perceber que o objeto não saiu, ou que a criança continua pálida e com lábios arroxeados, acione a emergência e repita a manobra até a chegada do socorro.

Clique aqui para conferir cinco dicas para prevenir engasgos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?