Desafio do sal: nova brincadeira febre no TikTok ameaça crianças

Corrente perigosa está se alastrando pelo TikTok, rede social queridinha da garotada

atualizado 03/03/2020 11:35

criança passando malGetty Images

De origem chinesa, a rede social TikTok virou febre entre a criançada por agrupar vídeos curtos e, em geral, bem-humorados. Porém, a plataforma está virando palco de disseminação de brincadeiras perigosas e, por isso, causado preocupação nos pais.

Foi no aplicativo, por exemplo, que viralizou o polêmico “desafio da rasteira”, em que duas pessoas pulam e, quando a terceira tenta imitá-las, leva uma rasteira, muitas vezes batendo com a cabeça no chão. Agora, a nova onda na rede social é o “desafio do sal”, jogo em que crianças são incentivadas a ingerir grandes quantidades do ingrediente.

Em um dos vídeos, é possível ver um menino virando um pote de sal na garganta e pedindo que outros usuários façam o mesmo. “Alguém pode tentar fazer isso”, diz a legenda. Na sequência, ele engasga e cospe.

Outro garoto, ao embarcar na brincadeira, se arrepende. “Desafio do sal. Isso é nojento”, descreve.

O desafio ameça as crianças, visto que consumir sal em excesso está ligado a vários problemas de saúde, a curto e longo prazo. O aumento da pressão, que pode levar a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), é apenas um deles.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a quantidade máxima de sal ingerida por dia deve ser o equivalente a uma colher de chá.

Últimas notícias