Contadores de histórias usam redes para distrair a criançada

O Metrópoles separou alguns perfis para os pequenos se entreterem na quarentena

Menina e pai na cozinhaPhotoAlto/Sigrid Olsson/ GETTYIMAGES

atualizado 24/03/2020 12:06

A pandemia mundial do coronavírus está fazendo famílias passarem os dias inteiros em casa, intensificando a convivência entre pais e filhos. Para quem segue trabalhando em home office, o grande desafio é encontrar distração aos pequenos. A boa notícia é que contadoras de história estão se unindo para ajudar entreter – e gastar a energia – dos pequenos.

De forma interativa, fábulas vêm sendo contadas por transmissões ao vivo no Instagram e pelo Facebook, todos os dias, em horários diferentes.

O Metrópoles selecionou alguns perfis que farão lives com contação de histórias para entreter as crianças durante a pandemia.

Fafa Conta
Com diferentes temas e personagens, a atriz e contadora de histórias Fafá chama o público infantil para assistir as aventuras no mundo da literatura toda segunda, quarta e sexta, às 10h30; e terça e quinta, às 16h30. É possível assistir via Instagramcanal do Youtube.

View this post on Instagram

Domingo é dia de descanso por aqui, mas vai ter história, sim sinhô! Colo aqui pra vocês a live do dia 17/03 em que li “Ada Batista, Cientista”. Ela lembra a nossa cientista Jaqueline Goes de Jesus, não? 😊 Pra turma que assistir até o finzinho rolou um extra, com leitura de poesias do livro “Só de brincadeira”, do querido @escritor_leo_cunha. Amanhã, segunda, voltamos à programação, anotem aí: segunda, quarta e sexta às 10h30 e terça e quinta às 16h30. #viralizahistoria Repost do que já falei sobre esses livros: Da minha seleção de livros com protagonistas negros – Em “Ada Batista, cientista”, vamos conhecer uma menina que só começou a falar aos três anos, e suas primeiras palavras foram: “Por quê?” Uma menina super curiosa e que tinha todas as qualidades de uma grande cientista. As ilustrações mostram uma família cheia de estilo, a mãe usa umas roupas e acessórios muito bacanas, taí um livro massa de representatividade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ De Andrea Beaty e ilustrações de David Roberts, publicado pela @intrinseca Sobre “só de brincadeira”: Um livro com cara de férias e infância, com diversidade e muitas brincadeiras. Poesias do @escritor_leo_cunha com ilustrações da @anna_cunha e publicado pela editora Positivo. Lindo demais! mais dicas de livros com protagonistas negros em http://bit.ly/protagonistasnegros

A post shared by contadora de histórias (@fafaconta) on

Mãe que lê 
Para ajudar a entreter as crianças, a escritora Emília Nuñez está fazendo contações de história de própria autoria e de outros escritores. A live acontece todos os dias, às 11h, no Instagram.

View this post on Instagram

A história “A Minifashionista” já está salva e esperando vocês lá no “ao vivo” dos stories! As gravações ficam disponíveis por 24h para quem quiser rever, compartilhar com os amigos ou para quem não conseguiu ver na hora! Amanhã tem mais, viu? Todos os dias, 11h! #emcasacomhistorias #viralizahistoria Hoje Foi o dia mais desafiador para mim! Das minhas histórias, essa é a que contei menos vezes e sempre contei nas escolas, olho no olho, respondendo as perguntas das crianças, conversando sobre esse início da vida on-line. Contar sem ver o espectador me deixou meio atrapalhada! Mas é isso! A gente vai em frente, acolhendo nossas fragilidades e abrindo o coração para o novo!!! E vocês? Gostaram?? ❤️

A post shared by Emília Nuñez (@maequele) on

Carol Levy
A contadora de histórias Carol Levy leva as crianças para o mundo da imaginação em dois horários. Ao vivo, às 11h30, no Instagram e no Youtube; e às 20h, com acréscimo de músicas para ajudar o pequeno a dormir.

View this post on Instagram

Hoje eu contei esse livro, que é um xodó. Esperava um momento especial para contá-lo. Melhor do que hoje impossível: Dia do Contador de Histórias.⁣ ⁣ Um príncipe, que não queria dormir, faz o pai mobilizar o reino inteiro para fazê-lo adormecer. Haja tentativas frustradas, de tudo quanto é lado e jeito. O menino se mantinha firme, forte e super disposto. Será que alguém ou algo conseguiu a proeza de fazer o tal príncipe dormir? Vocês têm algum palpite? ⁣🙃 ⁣ Ah! Quase que eu ia esquecendo. A música que cantei foi Meu Amigo Japonês, composta por @kboj e interpretada por mim. Esteve na segunda temporada do meu programa da Globo NE, o Contarolando. ⁣💜 ⁣ Vou deixar as lives da noite no meu canal do Youtube, gente! Assim, quem não viu, pode assistir por lá. ⁣ ⁣ Boa noite e até amanhã, na live das 11h30 !⁣ ⁣ #livepradormir #viralizahistorias #ficaemcasa #xocoronavirus #carollevy

A post shared by Carol Levy (@carollevy) on

Marina Bastos
Com histórias diferentes e divertidas, Marina Bastos está proporcionado bons contos para o público infantil todos os dias, às 12h30, no Instagram.

View this post on Instagram

🚷Quarentena? Sem problemas! Fique em casa e ouça histórias divertidas! . 📚Afinal estamos isolados, mas não precisamos ficar sozinhos, né? Podemos ter a companhia dos livros e de muita história boa pra viver e contar! 😀 . 👉🏻Desde ontem estou fazendo lives todos os dias às 12h30 contando histórias. E está sendo muito legal! 🎉 . 😉Essa é minha maneira de ajudar a transformar o mundo nesse momento difícil e colaborar para que as crianças tenham atividades legais todos os dias da quarentena e os adultos possam relaxar também. . 🤝Vários colegas talentosos se uniram nesse movimento lindo que cresce a cada dia! . ➡️ Arraste a foto para o lado para ver a agenda completa e marque uma amiga que está com os filhos em casa e está buscando atividades legais pra fazer com eles. . . . #viralizahistoria #coronavirus #quarentenadivertida #quarentenainterativa #quarentenacomcriancas #contacaodehistórias #coronavirusbrazil #maededois #filhosemcasa #atividadesparacrianças

A post shared by Contadora de Histórias (@marinabastoshistorias) on

Camila Genaro
A contadora de histórias Camila Genaro tem um encontro marcado com as crianças diariamente, às 15h, no Facebook e no Instagram. A história contada é aquela escolhida pelo seguidores da profissional.

Mariane Bigio
Sorteios com versos personalizados fazem parte da live de Mariane Bigio. A contadora de história entra às 18h, todos os dias, no Instagram e no canal Cordel Animado no YouTube.

View this post on Instagram

Hoje tem Cordel e Mamulengo! Live às 18h aqui no meu IG e também no YouTube do @cordelanimado ! E tá valendo o sorteio pra ganhar um versinho em cordel personalizado, se liga: 👇🏾 👇🏾 👇🏾 Pra participar do sorteio é só me seguir, seguir o @cordelanimado e escrever no comentário deste post: nome, idade, cidade e estado da sua criança, e dizer o que ela está fazendo pra se proteger do #coronnavírus ! . . . O sorteio será hoje às 16h pelo sorteiogram, e a criança vencedora vai ganhar o versinho personalizado feito por mim, recitado ao vivo depois da história da live de hoje! Participe e boa sorte! 🍀 até mais tarde pessoaaaal! . . . #cordelparacrianças #storytelling #viralizahistoria #quarentenainterativa

A post shared by Mariane Bigio (@marianebigio) on

Últimas notícias