Força, Chico: criança com leucemia comove web e inspira solidariedade

O vídeo em que Francisco aparece encarando com otimismo e bom-humor a hora de raspar o cabelo para iniciar o tratamento viralizou nas redes

atualizado 01/07/2021 18:24

Reprodução/Twitter

Exemplo de esperança e otimismo, a história do pequeno Francisco Teixeira Cabral, de 6 anos, comoveu a web esta semana. O menino luta contra a leucemia e emocionou a mãe — e milhares de internautas — ao encarar com coragem o momento em que precisou raspar o cabelo, por conta do início do tratamento.

Francisco é de Porto Nacional (TO) e está em tratamento no Hospital de Amor em Barretos (SP). Na postagem, a mãe dele, Camila Abreu Teixeira Leitão, de 27 anos, escreveu: “Chegou o dia que eu sempre temia. Ele não quis ir no barbeiro… Chico é força! Ele tá levando tudo tão de boa”.

O carisma e a leveza da criança realmente impressionam, e o registro levou a uma onda de solidariedade nas redes. O vídeo ficou entre os trending topics do Twitter, com a frase “Força Chico”, e rendeu mais de 2,4 milhões de visualizações.

Francisco está em tratamento desde 7 de maio. Segundo relato da mãe, tudo começou com uma febre alta, ainda em março. Os médicos suspeitavam de alguma doença viral, porém, depois de quase um mês, veio o diagnóstico de leucemia.

Pouco antes, Camila tinha se recuperado de um câncer nos ossos e, agora, precisa ajudar na reabilitação do filho, que faz quimioterapia. A família de Porto Nacional, no Tocantins, viajou novamente para Barretos, em São Paulo, para realizar o tratamento, que deve durar em torno de dois anos.

O vídeo

Nas imagens, Chico parece estar um pouco preocupado com a mudança de visual. Ele diz estar tranquilo, mas faz uma careta e uma ressalva: “Eu também tô com medo.” Porém, pouco tempo depois, o menino se surpreende e encara com leveza o processo. Camila, por outro lado, não consegue segurar as lágrimas.

“É tranquilo mamãe”, ele diz. E depois brinca: “Minha mãe é assim mesmo, gente. Ela chora por tudo”, arrancando gargalhadas de Camila. Em seguida, Francisco passa a mão na cabeça e demonstra até curtir o novo estilo.

Ao final, ele ainda termina o vídeo com um sorriso no rosto, divertindo-se enquanto a máquina termina de tirar os últimos fios de cabelo: “Tá fazendo cosquinha.”

0

Para Camila, tamanha repercussão contribui para dar forças ao pequeno enfrentar os próximos passos que vem por aí. “Gente, tô tentando responder todo mundo! Vocês são luz demais. Muito obrigada pela mensagens, isso pra mim é combustível e passo todo esse amor para Chico. Ele está lendo tudinho viu”, compartilhou.

A leveza, otimismo e tranquilidade que Francisco transmite nas imagens, de acordo com a mãe, também fazem parte da realidade no dia a dia da criança, que é consciente do desafio que tem pela frente, mas nunca tira o sorriso do rosto.

Mais lidas
Últimas notícias