*

Conhecida por sua versatilidade nas profissões, a boneca Barbie se reinventou muito nas últimas décadas. Agora, a Mattel lança uma versão engenheira robótica, conhecida como Robbie, uma parceira com a plataforma educacional Tynker. Além de exercer uma profissão majoritariamente masculina, Robbie é a favor da diversidade e vem com quatro tons de pele e tipos de cabelo diferentes.

Entre os acessórios da boneca estão óculos de segurança, um laptop e o seu próprio robô. Quem ganhar a Robbie terá acesso a sete lições grátis de codificação para praticar conhecimentos da engenheira robótica. Na divulgação da novidade, a marca afirma que “com as bonecas, as garotas podem imaginar codificar um mundo próprio”.

A professora do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e fundadora da empresa de robôs sociais Jibo, Cynthia Breazeal, foi consultada para garantir que o novo produto refletisse a profissão com exatidão. A nova profissão da Barbie reforça a necessidade de jovens de todos as bagagens culturais e sociais serem representadas em ocupações diversas.

Pensando nisso, a boneca já lançou versões com profissões na área de ciência e tecnologia, incluindo engenheira de computação, astronauta e desenvolvedora de jogos. O brinquedo está disponível na loja on-line da marca por, aproximadamente, R$ 53.