Ensaio fotográfico exalta beleza e diversidade das mulheres negras

Os irmãos Bassi utilizaram a fotografia para lançar luz sobre a pluralidade e o encanto dos diferentes estilos e corpos femininos

atualizado 07/12/2020 12:53

mulheres negras vestindo jeansIrmãos Bassi cedido ao Metrópoles

Uma de suas mais marcantes e encantadoras características, a beleza do povo brasileiro é emoldurada por sua diversidade. Retratar a pluralidade de mulheres negras é, também, valorizar a cultura afro e seus símbolos, assim como uma forma de quebrar estereótipos enraizados na sociedade.

Com o intuito de exaltar a beleza afro e o empoderamento feminino, os fotógrafos e irmãos Glauber e Karina Bassi criaram um projeto intitulado Beleza Negra. O ensaio, realizado em São Paulo, contou com a participação de 10 modelos de diferentes idades e corpos.

mulheres negras em ensaio fotográfico

Com uma carreira de renome e anos de experiência no mercado, Glauber ressalta a importância da representatividade na fotografia. “O preconceito ainda está enraizado em muitas pessoas, ressaltar a beleza negra é necessário”, comenta.

O profissional possui em seu portfólio vários projetos com a comunidade afro, realizados tanto no Brasil como em Milão, onde reside atualmente. Desta vez, buscando quebrar a hegemonia estética vista nas mídias, Glauber optou por fotografar somente mulheres, com diversos tipos de corpos e estilos.

0

Um dos intuitos da iniciativa é mostrar atributos que vão muito além da fisionomia. “Há uma necessidade de demonstrar que a diversidade dessas mulheres importa, que há beleza em todos os tipos de corpos e tons de pele. Marcas contam histórias. A ditadura da beleza só agride essas mulheres”, acrescenta.

Últimas notícias