Xô, preguiça: 4 conselhos para não procrastinar nos estudos em 2022

Especialistas dão conselhos para quem quer dar um gás nos estudos este ano, mas não sabe por onde começar

atualizado 07/01/2022 17:36

Estudos com computadorJGI/Daniel Grill via Getty Images

Dar um gás na faculdade, turbinar o inglês, passar em um concurso público… Seja qual for a razão, muita gente fará de 2022 um ano dedicado aos estudos. Como em todo começo de ano, com as energias renovadas, não é raro encontrar pessoas dispostas a mudar a forma como encaram essa área de vida. Uma queixa, porém, é constante: a procrastinação.

Contra ela, há dois remédios efetivos: organização e planejamento. Mas, se você se sente desmotivado e não sabe nem por onde começar, o Metrópoles elencou dois experts, que dão o caminho das pedras a quem quer se capacitar — sem preguiça.

Antes de tudo, reflita

“O primeiro passo para o sucesso é a autorreflexão. O que o aluno fez no último ano inviabilizou seu sucesso? É importante checar quais foram as fragilidades enfrentadas ao longo de 2021 para vencê-las em 2022”, orienta Pedro Lima, professor de Língua Portuguesa.

Segundo ele, é preciso fazer perguntas como: qual metodologia usou e como estava o preparo emocional? A partir das respostas, alinhe o planejamento e revise os conceitos básicos, que serão necessários na próxima etapa. Revise e recomece.

Um dia de cada vez

Na visão de André Goofy, professor e coordenador pedagógico, um dos principais motivos da procrastinação é pensar no total de coisas que tem que fazer e desanimar a começar.

“Crie pequenas metas e foque em cada passo. Em vez de pensar em todo conteúdo que tem que estudar, comece pelas matérias de maior recorrência e relevância.”

Momentos de lazer são fundamentais

Não abra mão do lazer

Momentos livres também podem ser uma forma de estudo. “Se o aluno gosta de ler livros ou de assistir a filmes e a séries, por exemplo, e costuma fazer essas atividades para relaxar, é possível usar isso para benefício próprio. A literatura e o cenário audiovisual são áreas do conhecimento legitimadas pelas provas de redação”, exemplifica Lima.

mulher relaxando em casa
Não se cobre tanto e aproveite para relaxar

Celebre e recompense suas conquistas

A pequena meta tem que ser celebrada, garante André. “Não pense no quanto falta e sim no que você já conseguiu fazer”, argumenta.

“Nosso cérebro gosta de sentir prazer com recompensas. Estudou, cumpriu aquela meta do dia? Vá assistir um episódio daquela série ou aquele filme que você gosta, como um doce ou algo que goste, faça o seu cérebro sentir prazer ao fazer uma atividade programada condicionando-o à recompensa”, finaliza o especialista.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Mais lidas
Últimas notícias