Como Anitta, aprenda a identificar a mitomania, transtorno da mentira

Assunto repercutiu nas redes sociais após a cantora Anitta dizer que "a mitomania existe" em referência ao ex-namorado Gui Araújo

atualizado 25/10/2021 18:46

Anitta e Gui AraújoReprodução

No último final de semana, a cantora Anitta usou as redes sociais para discutir um tema pouco falado nas rodas de conversa: a existência da mitomania. A artista fez um longo desabafo sobre as experiências em que lidou com mitômanos.

De acordo com os fãs da cantora, o relato é direcionado ao seu ex-namorado, Gui Araújo. O atual peão de A Fazenda 13 falou sobre o seu relacionamento com a cantora no reality da Record. Ele descreveu uma ex-namorada bissexual que conheceu no Carnaval e com quem não queria se relacionar, mas acabou cedendo pela insistência.

Sem citar nomes, Anitta foi ao Twitter e fez uma série de postagens sobre o assunto. Mas, afinal, o que é a mitomania?

0

 

Ao Metrópoles, o psicólogo Alexander Bez, especialista em relacionamentos pela Universidade de Miami, explicou que a mitomania é uma patologia de ordem psiquiátrica, um transtorno em que a pessoa tem uma tendência compulsiva por mentir.

“O mitômano sempre acha que suas histórias são autênticas, essas normalmente são exageradas, detalhadas, é comum que o indivíduo que conte se coloque em posição de vítima ou queira atrair mais atenção de alguma forma”, explica.

O especialista esclarece que existem níveis de mitomania: a leve, moderada e severa. Geralmente, estão aplicadas em prol do autor que as inventa. “Há um padrão de obsessão-compulsão, associado à extrema necessidade patológica em contar mentiras, que vão desde aumentar a inventar a fofoca”, pontua.

Como tratar?

A principal forma de tratamento da mitomania é por meio da psicoterapia, no entanto, o psicólogo afirma que é difícil a pessoa reconhecer que tem o transtorno.

“Com a prática adequada, o paciente consegue alcançar um controle. Após as sessões de terapia, o profissional ajudará a entender quais são os motivos que levam a criação de mentiras.”

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Mais lidas
Últimas notícias