*

No ano em que a famosa boneca Barbie celebra o 60º aniversário, a Mattel resolveu dar um passo em direção à inclusão. Em junho, a empresa norte-americana vai lançar uma boneca que usa cadeira de rodas e uma outra versão com uma prótese removível.

“Ao longo dos anos, a linha de Barbie Fashionistas tem evoluído para refletir mais as garotas do mundo em que vivem. Temos a satisfação de expandir nossas ofertas com a linha de bonecas mais diversificada e inclusiva do mundo”, afirmou a empresa na conta oficial da Barbie no Instagram.

Nos últimos anos, a marca tem feito novos modelos de Barbies que retratam mulheres com diferentes cores de cabelo, tipos de corpo e profissões, incluindo engenharia, piloto e profissionais da área de robótica, ampliando a diversidade e o conceito de beleza.

Não é a primeira vez que a Mattel coloca uma boneca em cadeira de rodas nas lojas. A Share a Smile Becky, uma amiga da Barbie com mobilidade reduzida, foi lançada em 1997. O brinquedo obteve uma resposta positiva, sendo esgotado em apenas duas semanas.

A empresa, ao longo dos anos, garantiu ter intenções de criar novos acessórios relacionados ao modelo, porém eles nunca foram lançados, e a boneca acabou descontinuada em 2017.