*

Você já deve ter se esbarrado, em alguma rede social, com o vídeo de uma tartaruga sofrendo enquanto voluntários tentam remover um canudo de plástico descartável preso ao nariz do animal. A discussão não é nova, mas a mobilização é recente: as gigantes Mc Donald’s e Starbucks já anunciaram o início de um movimento para retirar de circulação os canudos tradicionais. As redes estão substituindo o item por opções de papel.

No entanto, a mudança é lenta. A melhor opção para quem deseja abolir de vez os produtos é adquirir o canudo próprio e mantê-lo sempre à mão. Algumas empresas já oferecem opções sustentáveis, feitas de bambu, acrílico, vidro ou inox – todas vêm com uma escovinha de limpeza e um estojinho de tecido para higienizar e guardar o tubinho.

O plástico demora de 100 a 200 anos para ser decomposto na natureza. De acordo com o projeto Biodiversidade, cerca de cem milhões de animais marinhos morrem por ano devido à ingestão do produto. Segundo a WWF, em 2050, haverá mais plástico do que peixes no oceano. Selecionamos cinco lojas on-line e físicas para que você adquira o seu canudo sustentável e comece a mudar o mundo prevenindo não só o sofrimento dos animais, mas, também, a poluição dos mares. Confira:

All Beings Project

A marca vende canudos de vidro resistente a altas temperaturas e choque térmico, além de o material ser forte para não quebrar no caso de quedas. Os tubinhos são estampados com frases motivacionais simpáticas e o kit conta com escovinha para manutenção.

Onde encontrar: além das vendas pelo Instagram, o item pode ser encontrado no Cantucci Bistrô (403 norte).

Mentah

Reprodução

Uma das maiores produtoras de canudos ecológicos e a primeira a apostar no segmento no Brasil, a Mentah também opta por produtos de vidro resistente e comercializa opções tradicionais, com 22cm de comprimento, e o modelo Drink, um pouquinho menor, com 18cm. É possível escolher entre várias frases inspiradoras.

Onde encontrar: A venda é feita exclusivamente pelo site Rio2Love.

Beegreen

A loja opta por canudos de inox, em dois modelos – reto ou curvado. O material é inoxidável. A apresentadora Bela Gil já fez vídeos falando sobre o produto da marca. A Beegreen também vende outros itens voltados para diminuir o impacto no meio ambiente, como composteiras e eco bags.

Onde encontrar: em Brasília, pode ser encontrado na Endossa Asa Norte (310 Norte) e Green People (CA 4 Lote A – Lago Norte). É possível comprar também pela loja on-line.

Paz em Gaia


No mix da loja, o canudo feito de bambu é hit. Reutilizáveis, naturais e eco-friendly, as peças são feitas artesanalmente em uma comunidade de Ilhabela (SP). O comprimento médio é de 16cm, e a Paz em Gaia afirma que o material possui resistência natural contra bactérias. A empresa também vende produtos de outras marcas.

Onde encontrar: na loja on-line da marca.