*

Para muitas mulheres, o período menstrual ainda é encarado como um pesadelo. As cólicas menstruais, os inchaços, a fadiga e a indisposição podem realmente fazer parte da rotina de diversas mulheres durante a menstruação, mas existem alguns comportamentos e, principalmente, alguns alimentos poderosos que podem contribuir para o período menstrual mais fácil e agradável.

A menstruação é um momento de conexão com o próprio corpo. Para aliviar os sintomas do período menstrual, é importante que as mulheres incluam os seguintes alimentos em sua dieta:

1. Vitaminas B e D – Algumas frutas são ricas em vitaminas B e D, estas vitaminas são importantes para aliviar os sintomas menstruais. Rica em cálcio e Vitamina D, a laranja reduz os efeitos da tensão pré-menstrual, equilibrando o humor. Já a banana é fonte de Vitamina B e potássio e alivia a retenção de líquidos.

 

iStock

2. Ferro – Os alimentos ricos em ferro são extremamente nutritivos. É uma boa pedida para os dias de menstruação, por isso, coma brócolis.

 

iStock

3. Ômega 3 – Alimentos ricos em ômega 3 são muito benéficos para as mulheres, pois este nutriente que auxilia no combate da depressão, ajuda a controlar o peso e aumentam a fertilidade das mulheres. A linhaça é um alimento rico em ômega 3. Ajuda na redução de inflamações, equilibra hormônios e regula seus ciclos menstruais. Mas também pode ser eficaz, juntamente com um tratamento médico para as síndromes do ovário policístico e endometriose.

 

iStock

4. Carboidrato – Por ser um carboidrato complexo, o arroz integral ajuda a mulher a ter mais energia e ainda garante mais equilíbrio hormonal. Outros alimentos integrais, como pães e massas, por exemplo, também desempenham a mesma função.

 

Istock

5.  Chás – Há chás calmantes que amenizam as cólicas, a ansiedade e a tensão do período menstrual Alguns bons exemplos são: capim limão, Melissa, Camomila, Passiflora, Erva-Cidreira e Erva-de-São-João.