metropoles.com

Menos de 2% da população doa sangue no Brasil. Saiba como ajudar

Neste sábado (25/11), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, mas o número de voluntários regulares ainda está longe de ser o ideal

atualizado

Compartilhar notícia

doacao-sangue-abre
1 de 1 doacao-sangue-abre - Foto: null

Neste sábado (25/11) comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Esse ato de solidariedade é fundamental para que milhares de vidas sejam salvas em todo o mundo. No entanto, no Brasil, ainda temos muito a avançar na conscientização da importância dessa prática tão simples e importante.

Os dados no país são desanimadores. Por exemplo, o número de doadores de sangue regulares aumentou nos últimos anos, mas ainda está longe do ideal. As mulheres representam menos de 40% desse grupo.

Segundo o Portal Brasil, em 2014, a taxa de doação de sangue a cada mil habitantes foi de 18,49, ou seja, 1,8%. Em relação ao ano anterior, houve aumento de 5,7% na coleta de bolsas de sangue, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. O dado é significativo, mas não o suficiente.

Para piorar, algumas pessoas querem ajudar, mas esbarram em leis antigas que as impedem de doar – é o caso de homens homossexuais com vida sexual ativa. Outras, simplesmente não têm consciência da relevância desse gesto.

O fato mais surpreendente? Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações