metropoles.com

84% das crianças ainda não tomaram a vacina contra pólio e sarampo

Neste sábado (18/8), acontece o Dia D de mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação, que vai até o dia 31 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

istock
vacina sendo aplicada
1 de 1 vacina sendo aplicada - Foto: istock

Às vésperas do Dia D de mobilização nacional contra a poliomielite e sarampo, e a menos de duas semanas do final da campanha de vacinação, 84% das crianças brasileiras ainda não foram imunizadas. Até a última terça-feira (14/8), 3,6 milhões de doses foram aplicadas, sendo 1,8 milhão contra pólio e 1,8 milhão contra sarampo.

No próximo dia 18, o Dia D, 36 mil postos de saúde estarão abertos no país para receber as crianças. Aquelas que nunca tomaram esse tipo de vacina receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), enquanto os menores de 5 anos que já tiverem tomado ao menos uma dose receberão Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa “gotinha”.

Todas as crianças (a menos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias) receberão a vacina Tríplice Viral contra sarampo.

Em Brasília, o público-alvo é de 160.292 crianças. Até agora, apenas 7,76% deste número foi imunizado contra poliomielite e 7,65% contra sarampo. A meta de vacinação do Ministério em todo o território nacional é de 95%. Em 2017, 85,2% do público-alvo recebeu a primeira dose.

Situação da doença
Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na terça (14), 910 casos de sarampo foram confirmados no Amazonas e 296 em Roraima – cerca de 5.700 seguem em investigação nos dois estados. Há ocorrências isoladas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará. Já foram confirmadas seis mortes por sarampo no Brasil.

Entre os casos confirmados, 17 foram atendidos no Brasil, mas moram na Venezuela. O órgão afirma que a doença no Brasil é “importada” do país vizinho, já que o vírus identificado é o mesmo que circula desde 2017 na Venezuela.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?