4 dicas essenciais para aliviar os olhos ressecados durante a seca

Resolvemos tirar algumas dúvidas para que você tenha o máximo de precaução nessa época de seca brasiliense

atualizado 15/08/2017 12:56

Reprodução/WarnerChannel

Em agosto, a seca está no auge. A pele começa a clamar por hidratação, a garganta passa a implorar por água e o sol parece queimar muito mais do que deveria. Para quem usa lente de contato ou tem olhos ressecados, o período também é sinônimo de tortura. Para elucidar dúvidas e amenizar o desconforto, o Metrópoles conversou com o oftalmologista Sérgio Luiz Kniggendorf. Confira quatro dicas para te ajudar a sobreviver aos próximos meses.

1. Cuidado com o colírio
A ida à farmácia precisa ter alguns cuidados. Se o olho está ressecado, a regra é evitar colírios com vasoconstritor – aqueles que aliviam a vermelhidão e deixam o olho branco. “Eles contraem os vasos sanguíneos e aliviam o incômodo na hora. Mas depois produzem o efeito rebote, fazendo com que você sempre recorra a novas doses”, explicou Sergio Luiz.

Agora, se você não usa colírio vasoconstritor e, mesmo assim, é alérgico aos conservantes das outras fórmulas, não se preocupe. Atualmente, existem os chamados colírios de dose única que não possuem essa substância. “Mas são um pouco mais caros”, ressalta o profissional.

2. Beba muita água
O oftalmologista também recomenda tomar bastante líquido. “Quando o nível de hidratação está abaixo do normal, não é só a boca fica seca, os olhos também sofrem. Dessa forma, beber água e se hidratar pode ajudar a produzir lágrimas que ajudam a lubrificar os olhos”, comenta Sérgio Luiz.

3. A culpa pode não ser da seca
Nem sempre o ressecamento do olho está associado ao período da seca, há pessoas que enfrentam essa condição o ano inteiro. Existem dois tipos de casos comuns. O olho seco natural, que vem com a idade avançada e o envelhecimento. E o patológico, que pode estar associado a vários tipos de medicamentos ou a doenças. “Primeiramente, a pessoa deve receber o diagnóstico correto, pois cada tipo de remédio trata um problema diferente. Uma fórmula errada pode piorar o caso”, comenta o profissional.

 

4. Pisque bastante
Ambientes fechados, muito tempo no computador e ar condicionado também podem contribuir para os olhos ficarem secos. Se você exige muito de sua visão dentro do escritório, passando horas em frente à tela do computador, o profissional recomenda dar um tempo e piscar um pouco.

“Se você vê muita televisão, o conselho é o mesmo. Quando se está muito concentrado, olha-se muito tempo para a tela e acaba-se piscando menos. Dar um descanso de dois minutos a cada uma hora é essencial”, recomenda o oftalmologista.

Mais lidas
Últimas notícias