Quatro conselhos para evitar o ganho de peso na menopausa

Especialistas ensinam maneiras de atravessar essa fase da vida sem engordar

atualizado 21/10/2021 12:06

mulher mais velha se exercitandoGetty Images

A menopausa é uma fase delicada da vida. O último ciclo menstrual vem acompanhado de ondas de calor, estresse e, em alguns casos, ganho de peso.

Mas, calma! Há maneiras de evitar esse acúmulo de gordura na menopausa. Em entrevista ao Daily Mail, a nutricionista Tamara Willner ensinou quatro dicas certeiras para manter o shape durante esse período.

Confira!

Reduza o consumo de açúcar

“Na menopausa, a combinação de metabolismo mais baixo e mudanças nos hormônios do estresse pode resultar em aumento no peso e armazenamento de gordura ao redor do abdômen, o que está relacionado à resistência à insulina”, elucidou a especialista.

Quando nos tornamos resistentes à insulina, os níveis de açúcar no sangue permanecem consideravelmente altos, o que agrava o armazenamento de gordura. Portanto, o ideal é controlar os níveis de açúcar no sangue e adotar uma dieta com baixo teor de carboidratos, o que naturalmente aumenta a ingestão de proteínas (frango, tofu ou ovos) e gorduras saudáveis ​​(salmão, abacate ou azeite). Esses alimentos, além de menos calóricos, são digeridos mais lentamente do que os carboidratos, prolongando a sensação de saciedade e evitando a compulsão por lanches açucarados.

0

Usar suplementos

Certos suplementos também podem turbinar a saúde e ajudar a controlar os sintomas da menopausa. A vitamina D, por exemplo, aumenta a absorção de cálcio e melhora a qualidade do sono, mantendo os ossos fortes e contribuindo para a manutenção do peso.

Dormir melhor

As ondas de calor à noite ocasionadas pela menopausa também podem contribuir para perturbações do sono, o que impactar o peso. Para contornar esse problema e ter noites de sono tranquilas, siga os seguintes truques:

  • Mantenha o quarto fresco e use um ventilador, se necessário;
  • Pulverize o rosto com água fria;
  • Use roupas largas e finas para dormir, que podem ser facilmente removidas se necessário;
  • Evite tecidos sintéticos e opte por roupas de dormir ou lençóis de algodão fino;
  • Beba água fria ou gelada;
  • Tome banho ou ducha morna ao invés de quente.

Mantenha-se ativa

Algumas mulheres podem ter dificuldade para praticar exercícios por causa das ondas de calor. Como todos sabem, parar de treinar afeta (e muito!) o ponteiro da balança. Logo, nessa fase da vida, o ideal é priorizar atividades curtas e que aliviem o estresse, como meditação, ioga ou caminhada.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Mais lidas
Últimas notícias