metropoles.com

Plantas e flores diminuem dor e ansiedade, garante estudo

Pesquisa promovida pela Sociedade Americana de Ciências da Horticultura confirma que os arranjos têm um impacto positivo na vida das pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Portrait of smiling Caucasian girl with freckles holding wildflowers
1 de 1 Portrait of smiling Caucasian girl with freckles holding wildflowers - Foto: Getty Images

Difícil encontrar alguém que não goste de receber um buquê de flores. O presente aromático arranca sorrisos e embeleza ambientes, fazendo qualquer pessoa se sentir especial. Os arranjos também podem ser benéficos para a saúde física e emocional, de acordo com a Sociedade Americana de Ciências da Horticultura.

Um estudo encomendado pela entidade mediu os efeitos das plantas em 90 pacientes durante o período pós-operatório de uma cirurgia no apêndice. Alguns dos enfermos receberam mimos floridos ao longo da recuperação, enquanto outros não. A diferença entre os dois grupos foi discrepante.

Os pacientes que cultivaram flores e plantas em seus quartos apresentavam menor pressão arterial, frequência cardíaca mais regulada e índices menores de dor, ansiedade e fadiga. Eles também requisitaram uma quantia significante menor de analgésicos.

“Os resultados sugerem que as plantas em um ambiente hospitalar podem ser um medicamento complementar eficaz para pacientes em processo de recuperação”, concluiu a pesquisa.

Mesmo se você não estiver em um quarto de hospital ou se recuperando de uma doença, ter plantas frescas ao redor pode causar um impacto positivo na saúde mental e física. Portanto, na próxima ida ao mercado, não se esqueça de adicionar um buquê à lista de compras.

Compartilhar notícia