Categorias: Bem-Estar

Pesquisa mostra que álcool é “porta de entrada” para outras drogas

Em algum momento da vida você já ouviu que “o álcool também é uma droga” ou “as pessoas começam com a maconha e depois vão para outras drogas”. Pois bem, uma pesquisa acaba de juntar as duas frases clichês e desmistificar o que realmente faz uma pessoa experimentar substâncias mais pesadas.

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of School Health, o primeiro estimulante consumido por pessoas que apresentam problemas com drogas é o álcool.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Texas A&M University e da University of Florida ouviram 2.835 estudantes, nos EUA, e analisaram as respostas relacionadas ao uso de entorpecentes.

Os resultados mostraram que o consumo de álcool entre jovens, na maioria dos casos, começa junto ao tabaco ou maconha. A idade em que as pessoas iniciam o hábito de beber também está relacionada à predisposição para o abuso de outras substâncias mais tarde.

“Os entrevistados que iniciaram o uso de álcool na sexta série relataram tempo de vida significativamente maior no uso de substâncias ilícitas. Também tiveram o uso de substâncias ilícitas mais freqüentes do que aquelas pessoas que iniciam o uso de álcool na nona série ou mais tarde”.

Como conclusão do estudo, os pesquisadores viram que quanto mais cedo ocorre o contato com o álcool, maior a chance dos consumidores se envolverem com outras drogas posteriormente.

Bruna Sabarense

Formada em jornalismo pelo Icesp, trabalhou nas redações do Jornal de Brasília, TV Bandeirantes (Band) e na editoria de Vida & Estilo do portal Metrópoles. Na Oscip Escola Brasil atuou como produtora, redatora e repórter de rádio em projetos para os Institutos Federais e no Selo Unicef Município Aprovado. Já como assessora de imprensa foi chefe das assessorias de comunicação da Administração Regional de São Sebastião e da Secretaria das Cidades do Distrito Federal, tendo atuado também na Subsecretaria de Relações com a Imprensa (Secretaria de Comunicação do GDF).

Últimas notícias

Técnico de celular extorque cliente por fotos íntimas e vai preso

O suspeito ameaçou a cliente caso ela não fizesse sexo com ele. O homem vai responder por tentativa de estupro

7 minutos passados

Homem é preso em flagrante por tentar estuprar a própria mãe

Após familiares o denunciarem, o suspeito tentou fugir, mas foi encontrado em um comércio na cidade de Granja (CE)

17 minutos passados

Águas Claras acorda com nevoeiro. Veja como será o fim de semana

Inmet emite alerta para chuvas intensas. Sábado e domingo serão marcados por temperaturas mais amenas

24 minutos passados

Vídeo: Pabllo usa só bota e peruca para celebrar o fim de semana

Cantora fez a filmagem no camarim e arrancou elogios dos milhares de seguidores

35 minutos passados

Moro anuncia leilão de 612 imóveis do tráfico; 36 estão no DF

Painel da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas indica a localização e a situação dos bens confiscados

48 minutos passados

Homem é preso por tentativa de homicídio perto de campus da UnB

Suspeito foi interceptado quando tentava fugir após atirar em desafeto, em Ceilândia

1 hora passados