Experts ensinam técnicas definitivas para curar a ressaca

Especialistas defendem que "rebater" o mal-estar realmente alivia os excessos causados pela bebida

atualizado 26/10/2021 10:14

Getty Images

Quem nunca exagerou na bebida e, no dia seguinte, acordou com todos aqueles sintomas desagradáveis da ressaca? Resposta automática do corpo ao consumo excessivo de álcool, normalmente ela é acompanhada de dores de cabeça, náuseas, incômodos no estômago e mal-estar pelo corpo.

The Sun, o médico britânico Karl Kruszelnicki explicou que uma das maneiras de driblar esse infortúnio é preparar o corpo antes de começar a beber, a fim de evitar os efeitos negativos do álcool. “Alinhar seu estômago com uma refeição rica em carboidratos ou gorduras pode diminuir a taxa de absorção de álcool”, explica.

Segundo o expert, “bebidas de cor escura que têm substâncias químicas naturais chamadas congêneres que causam um estrago maior”, alerta.

0

Outro método já conhecido de muitos como uma forma de curar o desconforto causado pela bebedeira é “rebater” bebendo mais um pouco. Apesar de realmente dar certo, essa solução pode ser um tiro no pé.  “Isso ocorre porque beber mais álcool impede o corpo de absorver metanol – produto químico tóxico encontrado na bebida. Em vez disso, força o corpo a lidar com o novo etanol (a principal proporção do álcool)”, indica.

“No entanto, isso não ajuda a longo prazo, pois você tem que absorver o metanol em algum momento”, conta. Além disso, não deve algo corriqueiro, já que algumas pessoas têm tendência a desenvolver alcoolismo.

Dicas para aliviar a ressaca
Reidrate-se

A bebida pode fazer o corpo expelir até quatro vezes mais água que o normal, por isso, é importante ingerir muita água antes de dormir. É ela quem auxilia o corpo a eliminar as toxinas. Outro aliado na luta contra a ressaca são os isotônicos.

Durma bem

É bem comum não ter uma boa noite de sono depois dos excessos etílicos. Isso acontece porque o álcool inibe a liberação do hormônio do sono, a melatonina. “O sono é uma das coisas mais restauradoras para uma ressaca, então, se precisar, tire uma soneca no dia seguinte”, recomenda a clínica geral Sarah Garsed.

Beba chás

Além de muita água, as bebidas quentes também podem ajudar a dar um ânimo no corpo e na mente. “O chá de gengibre pode ajudar com náuseas, enquanto a água quente com mel e limão aumenta o açúcar no sangue”, disse Garsed ao The Sun.

Exercite-se

Essa pode ser, à primeira vista, uma péssima dica, no entanto, é bem provável que você vai se sentir melhor depois de se exercitar. “Depois de beber, muitos dos seus produtos químicos cerebrais naturais responsáveis pela sensação de bem-estar podem ficar significativamente reduzidos, deixando-o com um baixo nível de energia e humor”, explica a médica.

O exercícios liberam endorfina no corpo, e dão um “chega para lá” no cansaço. Correr, fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou pular corda são ótimas práticas uma manhã de ressaca.

Alimente-se bem

Uma das sensações causadas pelo excesso de bebida é o enjoo e a náusea. Nesse caso, um suco de laranja pode ser uma opção. “O suco de laranja pode ter um efeito neutralizante de ácido quando é metabolizado pelo corpo. Ele fornece uma grande quantidade de potássio que ajuda a reidratar e restaurar quaisquer minerais perdidos”, conta Sarah.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Mais lidas
Últimas notícias