Quem nunca exagerou na bebida e, no dia seguinte, acordou com todos aqueles sintomas desagradáveis da ressaca? Resposta automática do corpo ao consumo excessivo de álcool, normalmente ela é acompanhada de dores de cabeça, náuseas, incômodos no estômago e mal-estar pelo corpo.
A The Sun, o médico britânico Karl Kruszelnicki explicou que uma das maneiras de driblar esse infortúnio é preparar o corpo antes de começar a beber, a fim de evitar os efeitos negativos do álcool. “Alinhar seu estômago com uma refeição rica em carboidratos ou gorduras pode diminuir a taxa de absorção de álcool”, explica.
Segundo o expert, “bebidas de cor escura que têm substâncias químicas naturais chamadas congêneres que causam um estrago maior”, alerta.

Entre redes sociais, álcool e determinados alimentos, pessoas cortam esse consumo por determinado períodoPexels/Reprodução

A ressaca vem acompanhada de dor de cabeça, náuseas, dor no estômago e mal-estariStock

A intenção é obter benefícios relacionados à dopamina e recompensaiStock
Outro método já conhecido de muitos como uma forma de curar o desconforto causado pela bebedeira é “rebater” bebendo mais um pouco. Apesar de realmente dar certo, essa solução pode ser um tiro no pé. “Isso ocorre porque beber mais álcool impede o corpo de absorver metanol – produto químico tóxico encontrado na bebida. Em vez disso, força o corpo a lidar com o novo etanol (a principal proporção do álcool)”, indica.
“No entanto, isso não ajuda a longo prazo, pois você tem que absorver o metanol em algum momento”, conta. Além disso, não deve algo corriqueiro, já que algumas pessoas têm tendência a desenvolver alcoolismo.
Dicas para aliviar a ressaca
Reidrate-se
A bebida pode fazer o corpo expelir até quatro vezes mais água que o normal, por isso, é importante ingerir muita água antes de dormir. É ela quem auxilia o corpo a eliminar as toxinas. Outro aliado na luta contra a ressaca são os isotônicos.
Durma bem
É bem comum não ter uma boa noite de sono depois dos excessos etílicos. Isso acontece porque o álcool inibe a liberação do hormônio do sono, a melatonina. “O sono é uma das coisas mais restauradoras para uma ressaca, então, se precisar, tire uma soneca no dia seguinte”, recomenda a clínica geral Sarah Garsed.
Beba chás
Além de muita água, as bebidas quentes também podem ajudar a dar um ânimo no corpo e na mente. “O chá de gengibre pode ajudar com náuseas, enquanto a água quente com mel e limão aumenta o açúcar no sangue”, disse Garsed ao The Sun.
Exercite-se
Essa pode ser, à primeira vista, uma péssima dica, no entanto, é bem provável que você vai se sentir melhor depois de se exercitar. “Depois de beber, muitos dos seus produtos químicos cerebrais naturais responsáveis pela sensação de bem-estar podem ficar significativamente reduzidos, deixando-o com um baixo nível de energia e humor”, explica a médica.
O exercícios liberam endorfina no corpo, e dão um “chega para lá” no cansaço. Correr, fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou pular corda são ótimas práticas uma manhã de ressaca.
Alimente-se bem
Uma das sensações causadas pelo excesso de bebida é o enjoo e a náusea. Nesse caso, um suco de laranja pode ser uma opção. “O suco de laranja pode ter um efeito neutralizante de ácido quando é metabolizado pelo corpo. Ele fornece uma grande quantidade de potássio que ajuda a reidratar e restaurar quaisquer minerais perdidos”, conta Sarah.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia