Detox pós-Páscoa: invista no revigorante chá-branco

A bebida induz a perda de peso, e seu consumo tem como objetivo aumentar o bem-estar e limpar o corpo

Foto: Dungthuyvunguyen/PixabayFoto: Dungthuyvunguyen/Pixabay

atualizado 23/04/2019 20:45

Para muitas pessoas, Páscoa é sinônimo de ovos de chocolate, bombons, bacalhau e mesa farta. É difícil resistir a todos esses excessos, e a “jacada” é quase certa no período. Para quem andou exagerando no consumo de açúcar, que pode causar inchaço, o ideal é desintoxicar o organismo e investir em chás.

Uma das opções é o chá-branco. A bebida vem da planta Camellia sinensis, a mesma que origina o chá-preto e o chá-verde. Assim como estes dois, a variedade branca oferece vários benefícios à saúde, uma vez que contém antioxidantes e compostos capazes de ajudar a desinchar e acelerar o metabolismo – o que facilita a queima de gordura.

De acordo com o sommelier de chá Michel Bitencourt, a dica para consumir a bebida é ficar atento ao tempo de infusão: “A pessoa prepara a bebida e esquece. Depois volta para encontrá-la amarga. É importante saber que cada chá tem seu tempo de preparo. O chá-branco fica pronto em 3 minutos; o chá-verde, em 2 minutos; e o chá-preto, em 4 minutos”, explica. “Sobre calorias, uma xícara de chá de 200 ml tem apenas duas calorias”, completa.

Veja quatro benefícios do chá-branco:

Possui ação anti-inflamatória: as catequinas presentes no chá são capazes de reduzir os processos inflamatórios.

 

Controla o colesterol: a ação antioxidante das catequinas do chá-branco ajuda a diminuir a oxidação do colesterol. Assim, a bebida contribui com a redução do colesterol ruim, chamado de LDL.

 

Atua diretamente no humor: o chá-branco proporciona sensação de bem-estar. Isso ocorre porque ele possui um aminoácido chamado L-Teanina, que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados ao relaxamento.

 

Acelera o metabolismo: uma das principais substâncias presentes no chá-branco é a cafeína. Ela possui efeito termogênico, o que eleva o gasto de energia do corpo com o aumento do calor. Contudo, o chá-branco não possui quantidades tão elevadas de cafeína quanto o chá-verde e o chá-preto.

Últimas notícias