*

Com o #projetoverão2019 pedindo passagem e o fim do ano batendo à porta, que tal buscar uma vida mais ativa e dar aquele upgrade na saúde?

A astróloga Rosa Di Maulo analisou as características de cada signo do horóscopo e sugere as práticas mais apropriadas para cada um deles. Vale ainda saber o que o ascendente reserva. Pule do sofá e atualize seu estilo de vida, já!

ÁRIES
Ficar parado não é opção para este signo, que precisa de uma válvula de escape para extravasar o excesso de energia, principalmente se tiver uma rotina de escritório ou de pouco movimento. Atividade física de alta intensidade significa mais do que prazer, é uma necessidade se quiser manter a saúde, o bom humor, sono em dia e a paciência nos relacionamentos. Áries gosta de correr riscos e de superar obstáculos, o que também sinaliza envolvimento com qualquer esporte radical.

Atividades recomendadas: “Crossfit, jiu-jitsu, muay thai ou judô poderão ser ótimas escolhas. Circo poderá ser atrativo, por envolver vários desafios ao mesmo tempo, exigindo força e rapidez”, indica Rosa.

TOURO
Pouco chegado a atividades cansativas, esforço físico não é exatamente a sua “praia”. Este signo gosta de comer bem e ficar sossegado em casa, o que às vezes causa aumento de peso. Uma boa dica é fazer exercícios sentado numa bicicleta ergométrica e de olho na telinha.

Atividade recomendada: “O ciclismo poderá ser um esporte atraente, principalmente se a ciclovia for rodeada de natureza e belas paisagens. Pedalar num mesmo ritmo, sistematicamente, poderá ser confortável”.

GÊMEOS
Geralmente, as pessoas deste signo são inquietas, observadoras, captam tudo que está no ambiente rapidamente e não gostam de movimentos repetitivos. São leves, versáteis e rápidas. Podem correr em velocidade, desde que não estejam presas aos limites de uma pista. O que está em volta atrai o olhar com interesse.

Atividades recomendadas: “Seu esporte favorito poderá ser o basquete, que permite manobras criativas e mudanças de direção. Trapézio, tecido acrobático e pole dance também seriam opções interessantes”.

CÂNCER
Sensível, carinhoso e pouco competitivo, este signo precisa de motivação emocional para encarar uma prática esportiva que exige dedicação e disciplina. Dono de grande poder de imaginação e ligado a histórias do passado, o canceriano poderá se atrair pelo que assiste em filmes ou por práticas que despertam seu lado fantasioso. Gosta da natureza e tem ligação afetiva com os animais.

Atividades recomendadas: “Equitação é um esporte que se encaixa com sua necessidade de vínculo. Teria prazer em cuidar do seu cavalo amorosamente e não se sentiria só ao cavalgar. Esgrima seria outra opção”, sugere Rosa.

LEÃO
Com grande vitalidade, conhecedor da sua força, ótima percepção do corpo e motivado a vencer, este signo gosta de se destacar na multidão e brilhar publicamente. Sente prazer em se movimentar, o que realmente faz bastante diferença na sua disposição para a vida. Além disso, costuma ser incansável nas atividades que ama. Esportes competitivos, de domínio corporal e velocidade são os mais atraentes, desde que não dependa de dupla ou equipe. O leonino prefere não dividir seu troféu.

Atividades recomendadas: “Corrida, mountain bike, automobilismo e rally poderão ser seus esportes preferidos”.

VIRGEM
Este signo busca a perfeição, sofre com os erros e é bastante meticuloso em tudo que faz. Dono de grande delicadeza e sensibilidade corporal, não se identifica com a força bruta nem com competições de alta performance. Prefere a defesa do que o ataque e, se possível, sem fazer ruídos e alardes.

Atividades recomendadas: “Um bom treinamento ‘ninja’ reuniria várias de suas qualidades, como o kung fu ou o aikidô. Outra opção que combina inteligência, método e habilidade é o tênis de mesa. O balé também exerce atração, devido ao desenvolvimento técnico de movimentos precisos”.

LIBRA
O pecado deste signo é a preguiça. Se quiser garantir a ida à academia ou a prática regular de algum esporte, mais fácil combinar com alguém para fazer junto, já que as relações despertam maior interesse do que qualquer atividade física. Esforço e disciplina não são seu forte. A ligação com a beleza e a forma poderá servir de motivação.

Atividades recomendadas: “Como busca harmonia e equilíbrio, qualidades fundamentais em sua vida, ginástica rítmica e tênis seriam ótimas opções. Se quiser perder peso, poderia se divertir e suar com aulas de zumba”.

ESCORPIÃO
Exigente, fechado e um tanto individualista, este signo preza muito pela privacidade e não se expõe facilmente. Em competições, só entra se for para ganhar. Grande estrategista, com olhar profundo e preciso, percebe a fraqueza de qualquer oponente – e é aí que mora o perigo: é mestre em usar a fragilidade alheia a seu favor. A água é um ambiente que ele domina e que faz bem à sua saúde.

Atividades recomendadas: “Natação é um esporte perfeito, por trabalhar a respiração e toda a musculatura. Garante seu espaço de concentração total, em silêncio e solitude, o que promove encontro com seu poder interno”.

SAGITÁRIO
Bon-vivant, sempre otimista, bem-humorado e de bem com a vida. Viajar é um dos seus grandes prazeres – e ele tem muitos! Adora motivar as pessoas, tem o dom de ensinar e não se intimida com ambiente competitivo. De todo o zodíaco, este signo é o que mais gosta de esportes. É comum praticar várias modalidades diferentes com a mesma intensidade, o que dá habilidade para o triathlon.

Atividades recomendadas: “Com pernas fortes para pular, corpão para fazer boas barreiras, velocidade e muita criatividade, o vôlei poderá ser uma atividade divertida, para tirar de letra. Já o trekking saciaria sua sede de aventura. Vale investir também no triathlon”. 

CAPRICÓRNIO
Determinado, competente e responsável ao extremo, este signo se dedica, desde cedo, à carreira e aos compromissos assumidos com a família. Costuma se permitir mais prazer na idade madura, quando já atingiu suas metas materiais. De comportamento conservador, a mesma rigidez que se cobra para vencer os desafios da vida aparece impressa no corpo, o que muitas vezes causa dores ou até reumatismo. Nunca tem tempo para ir à academia, a não ser que encontre um interesse profissional ou a prática de esporte também promova negócios.

Atividades recomendadas: “Seria conveniente fazer pilates ou ioga para desenvolver maior flexibilidade corporal, além de força. O golfe atrai muito as pessoas regidas por esse signo”.

AQUÁRIO
Solidário, atento aos problemas sociais e assuntos políticos, humanista e revolucionário, este signo muitas vezes esquece do próprio corpo, em razão da grande atividade mental. A amizade é verdadeiramente o valor mais alto em sua vida. Se ele tiver que escolher algum esporte, bater uma bola no campinho, antes da cerveja com amigos, será uma boa pedida. O vento é forte aliado deste signo, que também poderá curtir atividades ao ar livre. A coragem e o prazer virão da companhia de pessoas queridas.

Atividades recomendadas: “Futebol, treinamento funcional no parque, asa-delta e paraquedismo são opções atraentes”.

PEIXES
Sonhador, sensitivo, místico e dono de grande compaixão, este signo tem sintonia com espiritualidade, medicina e arte em todas as suas manifestações. Pode ter muita ligação com esportes e ser um símbolo de superação para o mundo ou não ter nenhuma! A motivação tem que vir de dentro, como um chamado ou uma missão. Signo de água, velejar seria uma opção que se harmoniza com sua psique e permite acompanhar o fluir natural do movimento.

Atividades recomendadas: “Também teria afinidade com o tai chi chuan e a acroyoga, que combina ioga e acrobacia”.