*

Não é novidade que os brasileiros são um dos povos mais ligados em higiene pessoal. No entanto, uma das técnicas para limpar e cuidar do corpo ainda não é tão popular no Brasil: o Oil Pullling. O bochecho com óleo de coco é feito em jejum após acordar. Adeptos da medicina Ayurvédica costumam apostar no método, como a modelo Yasmin Brunet e as atrizes Gwyneth Paltrow e Shailene Woodley.

O procedimento serve para limpar bactérias e toxinas da boca, responsáveis por doenças inflamatórias, por meio de lavagem com óleos vegetais. O óleo de coco é o mais utilizado por ter forte poder antibactericida, mas é possível usar outros,  como o de gergelim.

O método é simples. Primeiro, raspe a língua para remover as bactérias que se acumularam durante o sono. Pode ser com um raspador ou uma colher. Faça bochecho durante 15 a 20 minutos, com duas colheres de óleo vegetal (pode ser o de coco). Cuspa o conteúdo no lixo, pois ficará cheio de bactérias. Se quiser, enxague com água. Depois, escove os dentes normalmente.

A dentista Ianara Pinho afirma que o uso do óleo de coco pode agir como coadjuvante, aliado à boa higiene bucal, prevenindo problemas causados por microrganismos. “Estudos comprovam o efeito antimicrobiano do óleo, auxiliando no combate à gengivite, mau hálito e placa bacteriana. Há um efeito preventivo. Contudo, ele não auxilia no clareamento dos dentes”, afirma.