metropoles.com

Time de especialistas ensina a maneira certa de cuidar da barba em casa

O Metrópoles escalou profissionais do mercado de beleza para ensinar aos homens o passo a passo ideal

atualizado

Compartilhar notícia

iStcok
Homem modelo barbudo barba
1 de 1 Homem modelo barbudo barba - Foto: iStcok

Para muitos homens, os cuidados com a barba se resumem a tomar banho e, de vez em quando, aplicar um ou outro produto cosmético. Porém, assim como os cabelos, ela precisa de atenção especial diariamente, sobretudo em tempos de isolamento social, quando não é possível recorrer a um barbeiro.

Mais que a função estética, manter a barba aparada e saudável pode ajudar a sua saúde.

“Uma barba limpa ajuda a controlar impurezas acumuladas ao longo do dia e a oleosidade do rosto”, afirma o barbeiro Endriu Peixoto.

Para ajudar quem não sabe por onde começar, o Metrópoles escalou o time de profissionais da barbearia Fio Maravilha para uma consultoria on-line completa.

Anote as dicas e inclua na sua rotina de autocuidado.

Kit básico

Antes de começar, tenha em mãos um kit básico, que inclui shampoo, bálsamo e óleo hidrante.

“Dê preferência a um shampoo que contenha microesfoliantes, para que haja uma limpeza mais profunda e a retirada de células mortas. Aquela sensação de caspa é, na verdade, o acúmulo de células mortas”, salienta Endriu Peixoto.

Caso não tenha, há substitutos. “Também dá para usar sabonete neutro ou shampoo de bebê”, recomenda Leo Ramos.

0
Higienização

O primeiro passo, e talvez o mais importante, é a higienização. “Lave a pele com a pontas dos dedos massageando suavemente, e depois leve para o comprimento. Seque bem, se possível com um secador, na temperatura do morno para o frio”, ensina Tiago Favilla.

“Não exagere na força, pois a unha pode machucar”, emenda Italo Kondo.

Em seguida, aplique uma loção para barba, preferencialmente que tenha álcool na composição, que dá uma turbinada na limpeza. Ao final, passe óleo hidratante nas pontas.

Alinhar

Se for cortar e tirar o excesso, comece da costeleta para o canto da boca e, no pescoço, logo abaixo da marca da mandíbula.

Raspar

Para laminar com mais precisão, use uma toalha quente. Molhe e esquente no microondas por um minuto e meio, ponha no rosto e deixe por um minuto. “Depois, passe um shaving gel para barbear com mais facilidade e evitar empolar a pele”, explica Tiago Favilla. Ao final, use um pós-barba.

Aparar

Penteie os fios de cima para baixo e, com uma tesoura ou máquina, apare apenas os pelos desregulados, no pescoço e perto das maçãs do rosto, sem mexer no desenho. “É importante aparar o bigode com uma tesoura, caso ele ultrapasse a linha da boca”, orienta Tiago Favilla.

Compartilhar notícia