*

A menstruação pode ser uma época de horror para as mulheres. Uma pesquisa do Datafolha estima que 55% das brasileiras não gostam desse período do mês por sentirem muita dor e desconforto. Além disso, outros sintomas comuns são aparecimento de espinhas e irritabilidade.

“A causadora de todos os sinais da menstruação é a mudança nos hormônios. As glândulas sebáceas são estimuladas, o que deixa o rosto mais oleoso e facilita o aparecimento de acne”, explica a mestre em dermatologia Bárbara Uzel. Em mulheres com problemas hormonais, a presença de espinhas é mais aparente nessa época.

A chave para controlar a acne, revela a especialista, está na alimentação. “Reduzir a ingestão de sal e de alimentos ricos em gordura e cafeína pode ajudar”, aconselha. A mudança na dieta também é a solução para o inchaço. “A diminuição do hormônio progesterona, no período antes da menstruação, contribui para a retenção e tendência de acúmulo de líquido no corpo”. 

A ginecologista e obstetra Lucila Nagata informa que anticoncepcionais hormonais podem aliviar os sintomas do período menstrual. “Quando se faz uso do medicamento, ele para o ciclo hormonal da ovulação e, geralmente, é possível notar melhora na pele e na TPM”, comenta.

Segundo Lucila, outra consequência da variação hormonal é a mudança de humor. “Isso é muito diferente para cada pessoa”, aponta. Ela explica, ainda, ser comum as mulheres sentirem tristeza e irritação. Caso os sintomas incomodem, a ginecologista recomenda procurar tratamento com um profissional.