metropoles.com

Beauty snacking: saiba como aderir à tendência das “pílulas” de beleza

Autocuidado em pequenas doses é a aposta de comportamento para os próximos anos. Entenda o que é e por que você deveria investir na prática

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
mulher negra sorrindo com pele brilhante
1 de 1 mulher negra sorrindo com pele brilhante - Foto: Getty Images

A relação com o autocuidado faz parte de um processo de descoberta muito particular. Encontrar momentos de pausa na rotina para se conectar consigo é um pilar importante que vem sendo redescoberto ao longo dos anos. Após uma ascensão de rituais de skincare em vários passos, a nova tendência é um avanço rumo à praticidade, em pequenas doses de autocuidado.

A proposta que promete ditar os rumos da indústria de beauté nos próximos anos recebeu o nome de beauty snacking (lanches da beleza, em tradução livre) e é sinônimo de pequenas “pílulas” de beleza ao longo do dia. Ela foi apontada pela empresa WGSN, líder em previsão de tendências de comportamento e consumo, como a grande aposta de 2024.

Pausas ao longo do dia para retocar o batom, reaplicar o pó translúcido ou retirar a oleosidade da pele são reproduzidas há décadas. “O que há de diferente na tendência é que ela é alinhada ao autocuidado, resultando em benefícios para a pele e até relacionados à saúde, com foco em efeitos a longo prazo”, frisa Natália Vargas, especialista em tendências da WGSN, em entrevista ao Metrópoles. 

0

Beleza fragmentada

Mais que uma proposta alinhada exclusivamente à estética, alguns exemplos de “lanches da beleza” são, por exemplo, a reaplicação do protetor solar — indicada, pelo menos, a cada três horas — de hidratante para os lábios, de um creme de mãos ou do balm para cutículas, com efeitos favoráveis ao bem-estar em geral.

“A funcionalidade é um grande pilar quando falamos de beauty snacking. Ela consiste em tornar esse cuidado mais simplificado, trazendo produtos que antes eram reduzidos ao banheiro e à penteadeira para outros momentos e locais da rotina”, completa a especialista.

Segmentar o cuidado pode acabar com as desculpas dos que não conseguiram se adaptar a um ritual longo, além de ser mais amigável diante de um gradual retorno à rotina após a pandemia.

A própria natureza de certos produtos também reforça esse parcelamento, de acordo com a dermatologista Ana Lúcia Junqueira. “Precisamos de momentos diferentes para realizar o skincare completo”, ressalta a médica.

Produtos à base de ácido, como o retinol, só podem ser aplicados à noite. Dermocosméticos com vitamina C têm melhor ação durante o dia. A limpeza da pele, por sua vez, deve ser feita principalmente ao acordar ou antes de dormir. Diante desse cenário, “a fragmentação desses cuidados em vários pequenos momentos é melhor para a saúde da pele”, argumenta a dermatologista.

A rotina de skincare é algo muito particular e deve ser feita com acompanhamento de um dermatologista

Como escolher o seu

Apesar da rotina de autocuidado ser algo muito particular, a profissional elencou uma seleção de snacks obrigatórios quando o assunto é dedicação à cútis. “Na rotina, não pode faltar a limpeza e aplicação do protetor solar pela manhã”, adianta.

Para os cuidados ao longo do dia, tomar vários copos de água (pelo menos seis) é essencial. Há ainda cuidados que precisam ser reforçados em determinadas épocas do ano, como a aplicação de hidratante para as mãos após higienizá-las, bem como repor o protetor labial.

Em contraste com longos rituais, a proposta é mais prática e, portanto, mais democrática, na visão de Ana Lúcia Junqueira. “Com o beauty snacking as pessoas não ‘gastam tempo’ com cuidados de beleza, mas otimizam minutos que tem se tornado cada vez mais valiosos e mais efetivos”, reforça.

O que vem por aí

Além da aposta, a especialista em tendências Natália Vargas indicou outras tendências que devem guiar os rumos da beleza nos próximos anos.

Como previsão para 2024, a empresa aponta uma redução da rotina noturna, usando produtos muito mais inteligentes. “Vemos também uma crescente conscientização – e fascínio – com a saúde da pele”, observa.

“Não podemos deixar de falar da minha tendência favorita prevista, que é o notox: produtos que tem como ideia principal trazer os resultados de procedimentos estéticos, mas sem a dor e o custo que normalmente são relacionados a eles, pois esses efeitos serão provenientes de máscaras, cremes e até massagens”.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Compartilhar notícia