Mousse de chocolate vegana: receita leva apenas dois ingredientes

No preparo, use chocolate de boa qualidade e aquafaba

Thamires Gomes Santiago/Especial para o MetrópolesThamires Gomes Santiago/Especial para o Metrópoles

atualizado 28/11/2018 9:21

Há alguns anos, alguém fez a brilhante descoberta da aquafaba! Nada mais é que a água de cozimento do grão de bico. Você cozinha o grão em água, na panela de pressão, e quando ele fica pronto, em vez de jogar essa água no lixo, você a guarda na geladeira por uns dois dias antes de usar. A proporção é de uma xícara de grão de bico para três de água.

A dica de deixar na geladeira antes de usar é que ela fica mais encorpada, chegando à textura desejada mais facilmente. A aquafaba pode substituir qualquer receita que leve clara em neve ou, até mesmo, ovos. Para fazer a sua neve sem claras, basta bater a água do cozimento em uma batedeira. Você deve estar se perguntando que gosto vai ter a espuma. Bom, ela não tem gosto de nada, mas no fundo você pode identificar o grão de bico. Por isso gosto de usá-la em receitas que vão levar ingredientes que possuem sabor forte, como chocolate, baunilha e outros.

Sabendo fazer a sua aquafaba, te ensino hoje uma mousse de chocolate vegana que só leva dois ingredientes. Só que preciso te contar o grande segredo desse prato: chocolate de qualidade! Se você colocar um chocolate ruim, ele separa a gordura do resto e acaba matando a textura da aquafaba. Escolha um com, no mínimo, 60% de cacau.

Veja a receita completa no blog Sunday Slices!

Últimas notícias