metropoles.com

Volta às aulas: 4 orientações para seu filho evitar o coronavírus

O novo momento exige o cumprimento de protocolos de segurança no ambiente escolar

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Aluno em escola
1 de 1 Aluno em escola - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com o retorno das atividades escolares, muito tem se discutido sobre o que precisa ser feito para que os alunos possam aprender sem que isso signifique um aumento do risco de disseminação da Covid-19.

Após meses longe da escola, as crianças estão ansiosas para interagir com colegas e professores. Alguns cuidados passam a ser essenciais, principalmente, na hora do lanche, quando a criança manuseará alimentos e terá contato mais próximo com os colegas.

A tarefa de ensinar os procedimentos desta nova realidade não é fácil e deve ser enxergada como um trabalho em conjunto da família e dos profissionais da escola. Facilita se os pais treinarem os protocolos de segurança com as crianças em casa, ainda antes de elas voltarem ao colégio.

De acordo com a nutricionista Ryung Minami, da Sapore, empresa que tem restaurantes instalados em algumas escolas particulares brasileiras, as equipes da escola também precisam estar treinadas para ajudar e orientar os alunos de forma adequada.

“Nos restaurantes e lanchonetes das escolas em que atuamos, os profissionais estão preparados para pensar desde cardápio ideal para fortalecer a imunidade da criança até para orientar quanto ao distanciamento”, explica a especialista.

Aqui algumas dicas para dar apoio aos filhos no retorno às atividades escolares:

1. Avise que ele não pode mais dividir o lanche

Crianças adoram compartilhar, seja o lanche ou os utensílios como copos e talheres. No momento atual, é importante que elas entendam que cada um deve ter e comer suas próprias coisas. Para ajudar, coloque copos, guardanapos e toalhas descartáveis na lancheira/bolsa.

2. Ensine-o a lavar as mãos

Ao ensinar seus filhos a lavar as mãos corretamente – especialmente depois de assoar o nariz, usar o banheiro e antes de comer – você pode ajudá-los a reduzir o risco de adoecer e infectar outras pessoas.

3. Aposte em alimentos nutritivos

O lanche deve conter alimentos nutritivos como, por exemplo, frutas, vegetais e cereais. “No atual momento que vivemos, é muito importante oferecermos uma alimentação rica em nutrientes (vitaminas, minerais, fibras) para fortalecer a saúde das crianças”, explica a nutricionista.

4. Oriente-o sobre a troca de máscara

Lanchou? Então, troque a máscara. É importante que a criança tenha pelo menos três opções de máscara para que faça as trocas de maneira adequada e segura. Além disso, é importante ensiná-las a guardar em uma sacolinha separada na bolsa.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?