Vacina da Pfizer reduz transmissão da Covid-19 com 1 dose, diz estudo

Segundo pesquisa de Cambridge, risco de infecção assintomática caiu em quatro vezes entre as pessoas vacinadas há mais de 12 dias

atualizado 26/02/2021 15:57

Vacina Pfizer coronavírusPete Bannan/MediaNews Group/Daily Local News via Getty Images

A aplicação de uma dose da vacina contra Covid-19 das farmacêuticas Pfizer e BioNTech é suficiente para reduzir significativamente a transmissão do novo coronavírus. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, a partir de um estudo preliminar publicado nesta sexta-feira (26/2).

Ao analisar milhares de testes de Covid-19 realizados semanalmente como parte de triagens hospitalares da equipe de saúde de Cambridge, os cientistas observaram uma redução de até quatro vezes no risco de infecção assintomática pelo vírus entre os profissionais vacinados há mais de 12 dias – a proteção alcançada seria equivalente a 75%.

A primeira dose do imunizante também foi relacionada à diminuição pela metade do número de infecções assintomáticas entre as pessoas vacinadas há menos de 12 dias.

De acordo com o especialista em doenças infecciosas e co-autor do estudo, Nick Jones, “as descobertas mostram uma redução dramática na taxa de testes de triagem positivos entre profissionais de saúde assintomáticos após uma única dose da vacina Pfizer/BioNTech”.

0

 

Últimas notícias