metropoles.com

Utilidade pública: 7 dicas eficazes para não ganhar peso no fim do ano

Endocrinologista elenca conselhos fundamentais para não engordar no fim do ano e evitar a culpa depois das comemorações

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images/Reprodução
Foto colorida de panettone com fundo natalino
1 de 1 Foto colorida de panettone com fundo natalino - Foto: Getty Images/Reprodução

Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas começam a se preocupar ainda mais com os números na balança. Existem tantas oportunidades de exagerar nas comidas, doces e bebidas que parece impossível se conter diante de tantas opções e evitar ganhar alguns quilos.

Mas é possível não ganhar peso durante as festas e confraternizações com amigos, familiares e colegas de trabalho?

Para a endocrinologista Lorena Lima Amato, não só é possível, como é recomendado. Ela dá sete dicas para aproveitar as comemorações sem se estressar com o aumento de peso. Confira:

1. Mantenha distância

Tente ficar longe – fisicamente – das mesas de petiscos, principalmente se você está com fome. Quando você fica perto de petiscos e se distrai na conversa, a chance de exagerar é grande.

2. Não exagere

Se tem um alimento ou prato festivo do qual você gosta muito, não deixe de comê-lo. Mas estabeleça uma meta e se proponha a ingerir a quantidade ideal, sem enfiar o pé na jaca.

“Alguns estudos mostram que o maior prazer na hora da alimentação acontece no início, com os primeiros pedaços, então não tem motivo para exagerar”, explica Lorena.

3. Evite bebidas açucaradas

Se for beber, dê preferência às bebidas com menos açúcar. Espumantes e alguns tipos de vinhos, muito populares nas festas de fim de ano, costumam ter altas quantidades de açúcar.

A endocrinologista recomenda esperar o copo esvaziar para enchê-lo novamente. Dessa forma, haverá mais controle da quantidade de líquido ingerida.

4. Defina metas

Faça uma proposta para si mesmo antes das festas sobre quanto você pode comer e beber dentro das calorias pretendidas e tente cumprir a meta.

5. Beba água

A cada gole de bebida alcoólica, a recomendação é beber também um gole de água para manter-se hidratado, pois o álcool desidrata o organismo rapidamente.

6. Coma alimentos leves no dia seguinte

Se você exagerou nas bebidas alcoólicas, no dia seguinte vem a ressaca. A dica é manter-se hidratado e ingerir alimentos leves para a recuperação após os excessos. Procure ingerir opções ricas em fibras e em antioxidantes, como frutas, verduras e cereais integrais para desentoxicar o organismo.

7. Fuja dos sabotadores

Por último, Lorena recomenda manter distância das pessoas que possam te incentivar a comer e beber mais. Apesar de nem sempre ser possível, a médica afirma que é importante evitar ao máximo ser influenciado a deixar a dieta de lado durante as confraternizações.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?