metropoles.com

Transtorno alimentar é baixo entre adeptos de dieta vegana, diz estudo

Pesquisa da USP analisou dados de quase mil participantes e constatou que transtorno alimentar é baixo entre praticantes de dieta vegana

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de pessoa sentada de pernas cruzadas enquanto pratica uma dieta vegana - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoa sentada de pernas cruzadas enquanto pratica uma dieta vegana - Metrópoles - Foto: Getty Images

Transtornos alimentares e comportamentos alimentares disfuncionais são caracterizados pela prática de dietas restritivas na intenção obsessiva de atingir uma boa forma física ou controle do peso corporal.

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) investigou a prevalência de comportamentos alimentares disfuncionais entre adeptos da dieta vegana, que ganhou popularidade devido a questões de sustentabilidade.

Os resultados, publicados na revista JAMA Network Open em junho deste ano, revelaram que apenas 0,6% dos quase mil participantes apresentaram comportamento alimentar disfuncional, um valor consideravelmente menor que os 6,5% observados na população brasileira em geral.

O objetivo da equipe era examinar a relação entre comportamentos alimentares disfuncionais e a escolha da dieta vegana.

“Os resultados do estudo tiram esse peso da alimentação vegana, pois indicam que a presença de comportamentos alimentares disfuncionais está mais associada aos motivos que levaram à adoção de uma determinada dieta do que ao tipo de dieta em si”, afirma o professor Hamilton Roschel.

0

Transtorno alimentar ou preocupação com os animais

A pesquisa envolveu um questionário online respondido por 971 pessoas maiores de 18 anos em todo o país, que coletou informações sociodemográficas e avaliou os hábitos alimentares.

A motivação “ética e direitos dos animais” foi mencionada por 62% dos participantes como motivo para aderir à dieta vegana, enquanto apenas 10% mencionaram “razões de saúde”, o que pode explicar a baixa prevalência de comportamentos alimentares disfuncionais.

Roschel enfatizou a importância de entender as motivações por trás das escolhas alimentares para desenvolver programas de atendimento nutricional mais eficazes. Além disso, destacou a necessidade de estudos adicionais com amostras mais diversificadas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?